14/02/2012
Primeira edição de prêmio concedido por instituição científica coreana vai para um natalense
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Ex-aluno Salesiano de Natal, e formado em Engenharia Química pela UFRN, o professor potiguar Hamilton Varela, do Instituto de Química de São Carlos (USP), foi agraciado, na cidade de Gwangju, na Coréia do Sul, com a primeira edição do “Prêmio Ertl”, concedido pelo Centro Ertl de Eletroquímica e Catálise.
O prêmio é o reconhecimento a grandes contribuições realizadas junto à instituição, incluindo atividades administrativas e científicas.
O natalense é o único brasileiro na lista dos membros fundadores do Centro, onde desde 2010 é responsável pela área de Cinética Complexa, com ênfase no estudo de reações eletroquímicas de interesse em sistemas de conversão de energia. O Centro Ertl é dirigido pelo professor Gerhard Ertl, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2007.
Hamilton Varela é mestre em Físico-Química pela USP e doutor em Ciências Naturais pela Universidade Livre de Berlim.
Ele vai receber o prêmio em junho, na c idade alemã de Stuttgart, durante o 'Symposium on Surface and Interface Chemistry'.
[caption id="attachment_37318" align="aligncenter" width="199" caption="Hamilton: trabalho reconhecido no mercado científico mundial"][/caption]