12/02/2012
CERNE: Jean-Paul Prates no Washington Post
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), criado pelo ex-secretário estadual de Energia, Jean-Paul Prates, ganhou as páginas do principal jornal da capital dos Estados Unidos neste domingo, o Washington Post.
Assunto em destaque: exploração de petróleo na Amazônia.
A empresa HRT, do empresário Márcio Mello, é apoiadora do primeiro "think-tank" nordestino, e também tem operações na região.
A reportagem do jornalista colombiano Juan Forero, correspondente do WP para a América Latina, trata de uma nova geração de geocientistas (geólogos e geofísicos) que conquista o sucesso no Brasil.
Márcio Mello, que, como Prates, tem no histórico profissional a Petrobras e iniciativas empresariais em áreas terrestres no setor de petróleo, segue os passos do empreendedor Eike Batista.
Com sua HRT, adquiriu áreas exploratórias no Amazonas, no Parnaíba (MA/PI) e na Bacia do São Francisco (Minas Gerais). Em 2010, capitalizou-se no mercado de ações em mais de R$1,5 bilhão para conduzir suas operações. Em 2011, estabeleceu uma das maiores petroleiras da Rússia, a TNK-BP (joint venture anglo-russa) para explorar suas áreas no Brasil e na Namíbia (oeste da África).
O Washington Post veio ouvir Jean-Paul Prates sobre os méritos e desafios (principalmente logísticos) dos investimentos da HRT na Amazônia.
No mesmo dia, a matéria foi reproduzida nos principais jornais regionais dos EUA como o Miami Herald e o Seattle Times.
Este Blog anunciou, em primeira mão, a criação do CERNE, em 2010, após apenas 6 horas que Prates havia sido exonerado pelo ex-governador Iberê Ferreira, que havia assumido com a renúncia da então governadora Wilma de Faria.
Quase dois anos depois, a iniciativa leva o RN ao noticiário internacional.
Clique AQUI para ler a matéria, na íntegra: