10/09/2011
Cyrela: o twitter como forte aliado
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Facebook, Twitter, YouTube, Tumbler, Flickr...
Apostando alto nas redes sociais, a Cyrela Plano & Plano, incorporadora de imóveis com atuação em todo o Brasil, tem se destacado no mercado online. Com um time grande, forte e bem alinhado, o grupo se divide pelo país afora buscando as peculiaridades de cada Estado. No Rio Grande do Norte, por exemplo, palmas para o Twitter, que tem dado o melhor retorno às ações de marketing implantadas, muitas com novidades surpreendentes. A entrevistada deste sábado no FimdeSemana é Adriane Cardoso, que responde pelo marketing da Cyrela nos mercados de São Paulo e Natal.
Thaisa Galvão - Uma das maiores incorporadoras de imóveis residenciais do Brasil, a Cyrela não tem poupado esforços para estar na mídia-online. Qual a sua atuação nessas ações?
Adriane Cardoso - Quando desenvolvemos nossas campanhas, seja em São Paulo ou Natal, fazemos de forma planejada e buscando a integração dos diferentes meios de comunicação, sejam eles off-line ou online. As estratégias distinguem-se essencialmente nas características das mídias envolvidas. Cada uma possui aspectos distintos que são levados em consideração no momento de planejar. É preciso conhecer as peculiaridades de cada meio para incluí-lo no planejamento. Conhecer para adequar à comunicação. A adequação disso vem da importância estratégica e tática que cada meio tem nas nossas campanhas. Por isso, o departamento de e-commerce de São Paulo, responsável por nossa atuação nos meios online, trabalha integrado com as equipes de Marketing de São Paulo e Natal. Procuramos sempre ter profissionais com qualificação técnica e conhecimento no mercado que queremos atingir. No fim das contas, o importante é o produto final da comunicação, sua efetividade, integração e sinergia, seja ela proveniente da televisão, jornal, rádio, revista, internet ou qualquer outro meio.
Thaisa Galvão - Você tem se desdobrado para estar sempre presente nos mercados de São Paulo e Rio Grande do Norte...
Adriane Cardoso - Gerencio o Marketing da Plano&Plano em São Paulo e da Cyrela Plano&Plano em Natal. Apesar de ter como base São Paulo, tenho dividido-me entre as duas operações. Mantenho uma rotina de reuniões semanais com Natal através de videoconferência e viagens periódicas. Devido ao tamanho e ao número de lançamentos envolvidos, preciso formar um time capaz de tocar o dia-a-dia de cada operação. Tenho uma equipe bem estruturada com excelentes profissionais, tanto em São Paulo quanto em Natal, o que facilita em muito meu trabalho.
Thaisa Galvão - A incorporadora tem se destacado pelas ações sociais inovadoras. Vocês têm um departamento específico para cuidar de redes sociais?
Adriane Cardoso - O desenvolvimento das nossas campanhas nas Mídias Sociais é feito de forma planejada e definida considerando as características de cada mercado, sempre acompanhado pelo Departamento de E-Commerce em São Paulo. Temos reuniões semanais entre as áreas e as estratégias são desenhadas em conjunto. Quando estamos desenvolvendo ações específicas para Natal, por exemplo, o fazemos de forma alinhada às diretrizes sinalizadas pelo Marketing local, assim buscamos fazer planos de mídia onde possamos saber qual a audiência dos canais onde nossos anúncios são exibidos e calcular seu retorno. No RN temos uma postura forte nestes meios, pois o público tem excelente afinidade e engajamento tecnológico. Tivemos inúmeros cases de sucesso como o Aqualocos, euvoumudar.com.br, apecertto.com.br e sempre estamos bolando ações inovadoras neste sentido.
Thaisa Galvão - Ainda se diz, pelo menos no meio dos veículos ditos tradicionais, que a internet ainda não atrai grandes anunciantes...o que você diz sobre isso?
Adriane Cardoso - Sem dúvida a internet revolucionou a comunicação. As incertezas e desconfianças iniciais estão cada vez mais cedendo lugar a percepção desse meio como um veículo poderoso e democrático.
Dentro do contexto brasileiro é uma mídia que tende a crescer muito nos próximos anos, abrindo espaço para novas oportunidades de mercado.
Apesar disso, a dimensão da publicidade digital no Brasil ainda está longe da encontrada em mercados mais maduros. Mas o comportamento de grandes marcas nesse ambiente digital começa a dar sinais que esse cenário está mudando e numa velocidade muito rápida. Estamos atentos a acompanhar esses movimentos.
Thaisa Galvão - Que resultado concreto você pode creditar à mídia-online?
Adriane Cardoso - Por suas características, o maior trunfo da internet não está apenas na publicidade, mas na possibilidade de oferecer às empresas uma chance de conhecer melhor seus consumidores.
A internet tem revelado seu potencial como mídia segmentada e de alto impacto, que oferece resultados significativos, em especial por integrar perfeitamente a comunicação e seu efeito. Possibilitando mensurar os resultados efetivos em tempo real e oferecendo a oportunidade de alterar os rumos da comunicação. Desde que iniciamos a nossa operação no RN investimos em concretizar vendas online. Temos crescido ano a ano e hoje temos uma estrutura totalmente focada nas vendas online com todas as ferramentas necessárias para que os clientes tenham mais este canal de contato. A nossa meta é chegar a 25% de share de vendas online e o crescimento que estamos tendo nos leva a crer que chegaremos neste patamar em 2012.
Thaisa Galvão - Blogs, twitter, facebook....quem tem apresentado melhor desempenho e retorno à incorporadora?
Adriane Cardoso - Facebook, Twitter, YouTube, Tumbler, Flickr… Estamos presentes em várias plataformas de mídias sociais. Fazemos conscientes de que não basta publicar uma série de informações, precisamos fazê-lo de forma coerente, de maneira a fixar a nossa marca e ampliar o conhecimento sobre nossos produtos. Trazendo conteúdo relevante e permitindo diferentes canais onde nossos clientes possam se comunicar. O resultado é obtido em conjunto. Cada canal tem suas características próprias e importância na estratégia de comunicação como um todo. Especificamente no RN o Twitter é o canal que oferece o maior retorno em acessos.
Thaisa Galvão - Há pesquisas sobre os resultados dessa aposta da Cyrela Plano&Plano na mídia-online?
Adriane Cardoso - Uma das características mais importantes da mídia online é o fato de permitir mensurar o resultado de tudo que acontece em nossas ações no ambiente digital. Por isso, ainda na fase no briefing de uma campanha, alinhamos entre todos os envolvidos no processo quais os objetivos, estratégias, formas de execução e acompanhamento. Isso facilita a mensuração e análise dos resultados posteriores.
Nosso departamento de E-commerce mede e monitora diariamente os resultados de todas as ações no ambiente digital sempre considerando que, a cada dia, há mais e melhores ferramentas na Web, que permitem medir o alcance de uma estratégia de mídia online na parte quantitativa. Cada uma delas está ligada a um canal específico.
Thaisa Galvão - Saindo um pouco da propaganda...quantos imóveis estão programados para ser entregues agora em 2011 no Rio Grande do Norte?
Adriane Cardoso - A Cyrela Plano&Plano desde 2007, quando iniciou sua operação no Rio Grande do Norte, tem buscado estabelecer uma relação de sintonia com o mercado local, disponibilizando empreendimentos para atender diferentes públicos e faixas de renda, e adequando o produto às necessidades do público natalense. Dos sete empreendimentos que lançamos até o momento, a primeira fase do L’Acqua Condominium Club (Médio Padrão) e o Sttilo Clube Residence (Médio Padrão e Econômico) têm entrega prevista para abril e junho de 2012, respectivamente. O Vita Residencial Club (Médio Padrão e Econômico), Novo Sttilo Home Club (Médio Padrão), e o Infinity Areia Preta (Alto Padrão), já estão com suas obras iniciadas.
O recém-lançado empreendimento que leva assinatura da Plano&Plano e Living, o Certto Home Club (Super Econômico) começará suas obras em outubro, enquanto o In Mare Bali Residencial Resort (Alto Padrão), na Praia de Cotovelo, começará em março do próximo ano.
Thaisa Galvão - Alguma novidade a ser lançada?
Adriane Cardoso - Teremos surpresas boas em breve.
Thaisa Galvão - Clientes que compram imóveis em alguns casos reclamam da falta de cumprimento de prazos de entrega. Como está a Cyrela Plano&Plano neste quesito?
Adriane Cardoso - Temos cinco obras iniciadas: o L’Acqua Condominium Club, o Sttilo Clube Residence, o Vita Residencial Club, Novo Sttilo Home Club e o Infinity Areia Preta. Em todas estamos cumprindo rigorosamente os prazos estabelecidos nos contratos. Para facilitar o acompanhamento de cada obra, a Cyrela Plano&Plano disponibiliza informações no site, onde os clientes podem fazer o acompanhamento de todas as etapas e sua evolução em fotos. Outras dúvidas também podem ser esclarecidas através da Central de Relacionamento da empresa.