27/08/2011
A moda de Luciana Mamede
[0] Comentários | Deixe seu comentário.[caption id="attachment_25580" align="aligncenter" width="300" caption="Fotos: Renato de Melo Medeiros e arquivo pessoal"][/caption]
Ela é natalense, seridoense de origem (Acari e Currais Novos) e desde pequena se interessou pelo mercado de moda, quando enchia o quarto com coleções e coleções de revistas especializadas. Foi morar em Belo Horizonte, virou estilista de verdade, e hoje, de volta ao RN, produz para a Anna Marcolina, grife própria que ela vende em todo o Brasil e na loja A Villa, em Currais Novos, onde mora a mãe e onde ela se instalou num casarão antigo que chama atenção dos fashionistas de plantão. Sobrinha da poetisa Zila Mamede, Luciana une o fashionismo que corre nas suas veias, com a cultura que herdou. De Zila e da família, dedicada às letras. Luciana Mamede Galvão, que no próximno dia 31, lança em Natal a coleção Verão 2011, na Marial Modas, é a entrevistada de hoje do Fim de Semana.
Thaisa Galvão - Como vem a coleção Verão 2012, inspirada em quê?
Luciana Mamede - Essa coleção foi inspirada na solaridade do nosso estado, de acordo com o tema do projeto "Natal pensando Moda - Sebrae RN". Nós estilistas tivemos a liberdade de, cada um, escolher, dentro do tema principal (o Sol), nossos temas individuais. Intitulei meu verão de "Festa no Mar", onde pesquisei no próprio mar alguns ícones. Viajando no poema "Canção do Sonho Oceânico", de Zila Mamede, minha tia, encontrei búzios, marujos, marinheiros, sargaço, vento, gaivotas, céu azul, mares e oceanos de todos os tipos. Iemanjá tornou-se minha rainha e virou estampa. Búzios e corais também viraram estampas; e o sargaço e os nós dos marinheiros transformaram-se em lindas peças artesanais.
Thaisa Galvão - Aonde foram feitas as pesquisas dessa temporada?
Luciana Mamede - Paris, Barcelona e no contexto praia, sol e mar do Rio Grande do Norte.
Thaisa Galvão - E como a gente encontra as peças Anna Marcolina?
Luciana Mamede - Currais Novos na boutique "A Villa", em Natal na Marial Modas (Afonso Pena), em Pipa, na OH!. Como também em várias capitais e cidades do Brasil. On-line no site www.passarela.com
Thaisa Galvão - Como surgiu a grife? Quem é Anna Marcolina?
Luciana Mamede - A grife surgiu ainda na época em que eu residia em Belo Horizonte onde trabalhava como estilista para outras fábricas como Coven Tricot (MG), hoje fazendo parte do line up do Fashion Rio, Donatella (MG), Lei Básica (ES), dentre outras. Ano de 2004.
Anna Marcolina é nome de minha avó paterna, Ana Marcolina de Jesus (Vovó Nanú). Também a bisavó e a famosa 'Aninha do Ingá', ancestral de minha árvore genealógica.
Thaisa Galvão - Você hoje integra o "Natal Pensando Moda" do Sebrae. Como é desenvolvido esse projeto?
Luciana Mamede - A partir de reuniões, partimos do princípio de um tema para pesquisa onde o foco é trabalhar nossas próprias riquezas e criatividade. O Sebrae nos une no sentido tema, promovendo consultorias que acompanham o processo criativo, os lançamentos nas feiras e também proporcionando nossa profissionalização mediante cursos e oficinas práticas, objetivando nosso fortalecimento como indústria e comércio de confecção.
Thaisa Galvão - A Anna Marcolina, a partir do projeto do Sebrae, teve a oportunidade de participar do Fashion Business, mercado de negócios montado nas edições do Fashion Rio...
Luciana Mamede - Participamos das feiras durante as semanas de moda do Rio de Janeiro durante os últimos 3 anos, e a partir delas começamos a abrir mais e mais o mercado nacional e internacional para a marca. Feiras de qualidade ímpar onde encontramos os melhores compradores para nossa marca. Onde vimos e somos vistos.
[caption id="attachment_25581" align="aligncenter" width="300" caption="No Fashion Business, Rio de Janeiro"]
[/caption]
Thaisa Galvão - Tem projetos para o futuro?
Luciana Mamede - Vários..dentre eles abrir mais pontos de vendas no Brasil, ampliar a minha coleção com mais itens e linha paralelas tais como home, infantil e masculino. Além de entrar com mais força no e-commerce.

