21/08/2011
Haroldo Azevedo revoluciona o mercado de cosméticos com produto à base de água de coco
[0] Comentários | Deixe seu comentário.E quando menos se espera, eis que o potiguar Haroldo Azevedo surge como empresário no ramo de cosméticos. Depois de 3 anos trabalhando em silêncio, lança no mercado europeu o Dermacoconut Spray, um hidratante à base da água de coco do Nordeste brasileiro.
Haroldo é o entrevistado de hoje do quadro Fim de Semana:
Thaisa Galvão - Uma surpresa para o Rio Grande do Norte o surgimento da Dermacoconut Ibérica Ltda. Você trabalhou caladinho?
Haroldo Azevedo - Sou muito reservado em tudo que faço. E nessa área de COSMÉTICOS tivemos que trabalhar o mais discretamente possível, pois envolvem pesquisas e formulações químicas.
Thaisa Galvão - E como surgiu a idéia de entrar nesse ramo? Você sempre atuou no ramo do turismo, construção e comunicação?
Haroldo Azevedo - Foi decorrência de um estudo inicial para entramos no mercado americano de distribuição de água de coco como bebida natural, o que ainda perseguimos. Hoje, a água de coco é um produto de sucesso mundial, por ser um produto 100% isotônico.
Thaisa Galvão - Além do creme hidratante vem mais produtos por aí?
Haroldo Azevedo - Estamos formulando hidratantes, creme capilar, desodorante, sabonete, shampoo, entre outros.
Thaisa Galvão - Quando o Demacoconut vai começar a ser vendido no Brasil?
Haroldo Azevedo - Iniciamos a fabricação do DERMACOCONUT SPRAY há poucas semanas. Nossa empresa tem sede em Setúbal, Portugal e a fabricação é feita de forma terceirizada em Barcelona, Espanha. Estamos processando registros na ANVISA e outras entidades governamentais brasileiras. Na comercialização já mantive contatos pessoais com os grandes distribuidores, entre os quais o Deusmar Queiróz, dono das Farmácias Pague Menos.
Thaisa Galvão - Como é que é feito o envio da matéria prima para Portugal? A água de coco sai do Nordeste brasileiro de que forma?
Haroldo Azevedo - A água de coco é extraída de uma cuidadosa seleção das melhores plantações do RN, tratada quimicamente e homogeneizada, e enviada de navio para o porto de Barcelona em containners frigorificados. E daí transportada para a indústria que a processa e os produtos seguem para Setúbal.
Thaisa Galvão - Você vai concorrer no mercado europeu, por enquanto, com marcas já poderosas como L’Oréal, Vichy, Evian, Uriage e La Roche Posay. Tem alguma estratégia montada para a guerra?
Haroldo Azevedo - Thaisa, você abordou o ponto mais importante: a briga que teremos com os gigantes dos cosméticos, como a L'Oreal, dona de marcas como a Evian, Uriage e a LVHM, que é a holding da Louis Vuitton, a quem pertence a Vichy e La Roche-Posay. Vamos travar uma luta de Davizinho pequenino contra um enorme gigante Golias! Mas nosso produto além de excelente é único no mundo. Mas tem mercado para todos...
Thaisa Galvão - O creme hidratante está na mesma linha de preço dos concorrentes?
Haroldo Azevedo - Nossos preços serão mais ou menos equivalentes, embora o preço da nossa matéria prima - a água de coco - seja bem mais cara que os bilhões de litros que jorram das fontes das águas thermais. Mas nosso produto é diferenciado, pois a água de coco é rica em nutrientes como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo e ferro. E possui uma função muitissimo superior de hidratar, tonificar, suavizar e amaciar a pele.
Thaisa Galvão - Só uma curiosidade: como você conseguiu esconder esse segredo de estado por tanto tempo? Por aqui nenhuma nota nos jornais, nenhum comentário...foi difícil, não foi?
Haroldo Azevedo - O segredo for ter trabalhado em silêncio. Sabe, muitas vezes pessoas afirmam coisas do tipo..."Haroldo Azevedo tem uma vida muita boa, só vive viajando..." Poucos sabem que começo a trabalhar diariamente - esteja onde eu estiver - às 4 da madrugada e cumpro jornadas de até 16 horas por dia. Hoje mesmo à tarde estarei voando para Miami e daí até Atlanta com meu filho Alinio Neto, onde estamos dando os primeiros passos para registro junto ao FDA e aos grandes distribuidores. Minha filha Candice viaja na quarta feira para Santiago do Chile, onde tem reunião agendada com a CENCOSUD, o maior varejista chileno. E meus outros filhos, Helaine e Haroldinho têm mantido articulações comerciais importantes. Até Ana Lucia tem nos ajudado. Somos uma família que trabalha unida!