27/07/2011
Reitora reafirma parceria da UFRN com Nicolelis mas não fala sobre veto a pesquisadores
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A reitora da UFRN, Ângela Paiva, botou panos quentes na briga entre os cientistas Miguel Nicolelis e Sidarta Ribeiro, que teria causado a "cisão" entre o Instituto do Cérebro, da UFRN, e o Instituto de Neurociências de Natal, de Nicolelis, porém instalado com dinheiro público.
Em entrevista coletiva, a nova reitora da UFRN declarou que a parceria vai continuar...
Faltou a imprensa ouvir os 8 cientistas que entraram na parceria e aos poucos foram saindo, saindo...deixando o Insitituto hoje com apenas dois neurocientistas: um deles, o próprio Nicolelis.
Então, faltou a reitora Ângela Paiva dizer como a parceria vai continuar sem a participação dos cientistas da UFRN.
E mais: a reitora Ângela Paiva tentou, mas não tem como, minimizar o ocorrido como um racha somente entre Nicolelis e Sidarta Ribeiro, ex-aluno de Nicolelis e cientista da UFRN.
É que além de Sidarta, o pesquisador da UFRN Sérgio Neuenschwander, que depois de 23 anos na Alemanha, no Instituto Max Planck, voltou ao Brasil para trabalhar no Instituto de Neurociências, deu uma declaração ao jornal Folha de S. Paulo que pôe por terra a declaração da reitora: "O Nicolelis contribuiu imensamente, mas a gestão dele foi muito destrutiva. Não tem volta", disse Neuenschwander.
E mais: como dizer que a briga não existe se o teor do que vem ocorrendo nos bastidores, como até a expulsão de Sidarta da garagem do Instituto (foi proibido de estacionar), foi parar nas páginas da Folha de S. Paulo?
Claro que pelas bocas dos cientistas que romperam com Nicolelis.