26/07/2011
Nicolelis impedia que pesquisadores usassem equipamentos comprados com dinheiro público
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Da Folha de S. Paulo:
DIRETORA NEGA "RACHA" ENTRE PESQUISADORES
DO EDITOR DE CIÊNCIA E SAÚDE
Procurado pela Folha, o neurocientista Miguel Nicolelis não respondeu ao pedido para expor sua visão sobre o "divórcio" entre o instituto que coordena e os cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
No entanto, Neiva Paraschiva, diretora-executiva da Aasdap (Associação Alberto Santos-Dumont), órgão presidido por Nicolelis que gere o centro de pesquisas de Natal, nega que haja racha. "Estamos trabalhando para manter e até ampliar a parceria."
REGRAS
Segundo Paraschiva, os pesquisadores da UFRN estavam descontentes com as regras do instituto para uso de equipamentos e acesso de pessoas e pediram a transferência dos aparelhos.
"Tínhamos uma lista de 95 pessoas que podiam frequentar as dependências do instituto e pedíamos que a entrada de pessoas de fora da lista fosse avisada com antecedência", afirma.
Embora concorde que os equipamentos foram obtidos com dinheiro público, ela afirma que "a verba foi conseguida por Nicolelis".
Ela atribui a demora na instalação de aparelhos à complexidade deles e à dificuldade de achar mão de obra qualificada na região de Natal.
Paraschiva diz que substitutos para os especialistas que estão encerrando seu vínculo com o instituto estão sendo buscados. "Mas isso não impede que tenhamos parcerias com os antigos colaboradores no futuro." (RJL)