04/07/2011
João Santana: de Lula para Dilma
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A SOMBRA DE JOÃO SANTANA NA SECOM
Profissional de marketing que coordenou a campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff, volta a dar contribuição na criação de campanhas do governo federal
Robert Galbraith
João Santana, profissional de marketing que coordenou a campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff, volta a dar contribuição na criação de campanhas do governo federal. Depois de oficialmente “doar” os serviços criativos para a última campanha “Brasil sem miséria”, orçada em R$ 20 milhões e executada em parceria com as três agências que atendem a Secom - Propeg com 50% da verba, 141 e Matisse, com 25% cada -, mais uma vez Santana aparece como autor da próxima campanha que enaltecerá as obras promovidas pelo governo, com previsão de R$ 30 milhões de investimento.
O briefing teria sido apresentado às três agências com a linha criativa já estabelecida, restando a elas disputarem a concorrência interna apenas pela execução na mídia, que teve vitória da Propeg. A crescente influência do marqueteiro de Dilma nas diretrizes criativas da Secom, associado ao fato de a secretaria ter antecipado em dois anos a convocação de nova licitação para a conta, já causa mal-estar entre alguns dirigentes das agências que atendem a conta de R$ 150 milhões anuais. Procurada, a Secom confirmou a participação de Santana na criação da campanha “Brasil sem miséria” e no posicionamento da nova marca Brasil, mas não prestou maiores esclarecimentos sobre o papel do profissional na comunicação do governo federal.
Do Blog - O publicitário João Santana foi, durante algum tempo, marqueteiro do governo Garibaldi Filho, no Rio Grande do Norte. E sua irmã, também publicitária, Balila Santana, que hoje atua na comunicação do Palácio do Planalto, também atuou no governo Garibaldi.