03/07/2011
Para Paulo de Tarso, a prefeita Micarla de Sousa poderá ser a candidata da governadora Rosalba
[0] Comentários | Deixe seu comentário.E a entrevista do chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso Fernandes, tomou o rumo político quando ele foi questionado sobre o pleito de 2012.
Para Paulo de Tarso, a prefeita Micarla de Sousa, que enfrenta desgaste na administração, poderá reverter a situação e ter o apoio da governadora Rosalba Ciarlini. PTF ainda fala em torno de muitos nomes para a disputa. Uma forma de blindar a governadora de críticas dos demais possíveis candidatos é citar a candidatura óbvia da prefeita.
O advogado também comentou sobre os mvimentos sociais, que ele considera saud[aveis, desde que não passem dos limites.
Eis os trechos da entrevista:
O Poti - Como o senhor avalia essa onda de movimentos sociais, que chegou em Natal com o "Fora Micarla" e até se esboçou o "Fora Rosalba"?
PTF - Movimentos populares são sempre muito saudáveis. Mas, é preciso reconhecer os seus limites. A manifestação popular não é anarquismo. A democracia e o regime constitucional têm os mecanismos de controle das ações dos governantes. Vivemos em um estado civilizado. Há um sistema de freios e contra freios para impedir arbítrios. A ocupação da Câmara Municipal de Natal foi completamente absurda.
OPoti - O senhor acha que o movimento antecipou o debate eleitoral em torno das eleições de 2012?
PTF - Não acho que o movimento, que não tem nem foco eleitoral, traga a antecipação discussão eleitoral do próximo ano.
OPoti - Os aliados de Rosalba Ciarlini, como o vice-governador Robinson Faria, a colocam como condutora do processo de escolha do sucessor da prefeita Micarla de Sousa (PV). Como o senhor avalia o papel eleitoral da governadora para as eleições de 2012?
PPTF - Na política de Natal, há vários aliados do governo que têm possibilidade e manifestaram desejo de participar do processo sucessório. Sendo assim, a governadora tem dito que espera entendimento entre diversos grupos que a apoiam. Essa união não sendo possível, ela deverá fazer sua opção, entre aqueles que são ligados ao governo.
OPoti - Já existe um nome natural para receber apoio do grupo?
PTF - Não. Dentro das forças que apoiam o governo há vários nomes. A própria prefeita Micarla de Sousa (PV), o deputado federal Felipe Maia (DEM), o deputado Fábio Faria (PMN), o deputado Rogério Marinho (PSDB). Todos eles são bons nomes.
OPoti - A prefeita Micarla de Sousa então poderá receber o apoio de Rosalba nas eleições do ano que vem?
PTF - Sim. Por que não? Não há afastamento político entre a prefeita e a governadora. Pode até ocorrer por força do processo sucessório. Mas não há distanciamento.
OPoti - Como o senhor avalia a gestão da prefeita Micarla de Sousa?
PTF - Eu me preocupava muito com o julgamento severo feito à prefeita. Não posso negar que atualmente, principalmente depois que o governo do estado e o governo federal mudaram de postura, há uma possibilidade grande de uma restauração da força política da prefeita. Não quero aqui fazer exercício de futurologia. Mas, não quero também pronunciar uma sentença definitiva de desastre sobre a gestão.
OPoti - O senhor acha então que a prefeita será candidata...
PTF - Tem todo o direito. É uma avaliação que cabe a ela e seu grupo político