26/05/2011
Quem brilha: Amanda Gurgel ou o PSTU?
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A transformação repentina da professora Amanda Gurgel em "celebridade da Educação" no Brasil me faz lembrar da senadora Marina Silva (PV).
Na campanha passada, candidata à presidência da República, Marina foi o fenômeno da eleição. Começou pequenininha, foi crescendo, caiu no gosto de quem não engole o PT e acha Serra um saco.
Aí vieram os questionamentos: Marina cresceu, virou celebridade do momento...mas...o brilho era dela própria, ou era do seu partido, o PV?
Dela, claro. Tanto que a posição do PV no segundo turno não partiu de Marina.
O brilho era de Marina Silva, e não do PV.
Agora a cena se repete.
De quem é o brilho do momento: da professora Amanda, ou do PSTU?
Claro que é dela.
O PSTU sobrevive há anos apresentando como estrelas, a sindicalista Sônia Godeiro e o eterno candidato Dario - aquele do bordão "Contra burguês, vote 16".
Amanda é filiada ao PSTU, mas não empresta seu brilho pessoal ao partido.
Pode até emprestar a voz à categoria a qual pertence, a de educadores...mas o brilho, esse é dela e ninguém toma.
Por isso, bom seria que o PSTU deixasse de falar em nome de Amanda Gurgel.
Ontem o partido enviou releases à imprensa, anunciando para hoje a presença da professora, num protesto de professores em greve contra o governo do Estado.
O protesto até houve. Mas lá, Amanda não apareceu.
Tomando emprestado - ou se apropriando dele - o brilho da professora, o PSTU confeccionou folder convocando para um evento com participação de Amanda, amanhã, no auditório do IFRN.
No panfleto, o tema do encontro: debate sobre Educação e alternativas políticas.
Ficou ruim para a professora ter virado, de uma hora para outra, a porta voz dos servidores da Educação...e mais de repente ainda seu partido mostrar que ela quer mesmo é entrar para a política...
O que diria Faustão, que acreditando na boa intenção de mudar a Educação, só e somente só, abriu 20 minutos do seu programa global para a professora bem intencionada?
O PSTU consultou Amanda sobre o panfleto?
Então, a cena se repete.
Entre Marina e o PV, brilha Marina.
Entre Amanda e o PSTU, brilha Amanda.