12/05/2011
Prefeitos do interior se reúnem com os 8 deputados, os 3 senadores e o ministro do RN
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Prefeitos de municípios do Rio Grande do Norte que foram a Brasília para a Marcha dos Prefeitos, se reuniram na noite desta quarta-feira, com a bancada federal do RN no Congresso Nacional.
Além dos 3 senadores e dos 8 deputados federais, participou do encontro o ministro da Previdência, Garibaldi Filho.
No encontro articulado pela coordenadora da bancada, deputada Sandra Rosado, foram discutidos restos a pagar, regulamentação da lei que redistribui os recursos do SUS e modificação da lei dos royalties do Pré-Sal que teve o deputado Henrique Alves como relator.
"Esta é a hora do Rio Grande do Norte", disse Henrique, que falou de ZPE, aeroporto....
O senador José Agripino defendeu mudança no projeto de distribuição dos royalties do petróleo, aprovado no governo Lula.
“Se derrubarmos o veto, vocês voltam para suas cidades com alguma coisa. Fora isso, só falsas expectativas”, disse Agripino aos quase 80 prefeitos que lotavam o auditório.
O discurso acalorado de Agripino
Durante a reunião, o deputado Fábio Faria focou seu discurso na Saúde e na paovação da Emenda 29, que garante melhor distribuição dos recursos para a Saúde,
A proposta determina que a União deverá investir na saúde 10% da arrecadação de impostos, e prevê percentuais de 12% para os Estados e 15% para os municípios.
"Esse é um pleito antigo dos municípios, que hoje financiam, juntamente com os estados, a quase totalidade dos serviços de saúde pública. Um custo elevadíssimo, que a União passará a contribuir mais para que a população possa ter assistência de qualidade", disse Fábio Faria.
Fábio cumprimenta prefeitos
Presente à reunião, o deputado Felipe Maia (DEM) falou do compromisso do presidente da Câmara, deputado Marco Maia, em colocar, nos próximos dias, a emenda 29 na pauta de votações.
“As prefeituras estão sem dinheiro e a emenda vai garantir mais recursos para serem investidos na saúde, que é um grande gargalo do país. Vamos encampar esta luta até que a emenda 29 seja colocada na pauta do plenário”, afirmou o deputado.