11/05/2011
Desapropriações: o calo do governo na construção do aeroporto de São Gonçalo
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O oba-oba em torno do aeroporto de São Gonçalo gira, atualmente, em torno da publicação do edital de concessão no Diário Oficial da União.
A assessoria de imprensa da ANAC garantiu ao Blog que o edital, todo OK, foi enviado ao DOU e o órgão federal de aviação espera pela publicação até sexta-feira.
Mas...
A publicação do edital não resolve todos os problemas e garante a construção, em regime de urgência, até a Copa de 2014, do mega-aeroporto.
Quer saber qual um problema que o governo do Estado vai enfrentar tão logo apareça o investidor para construir o aeroporto?
Desapropriações.
Há mais de 10 anos, quando o aeroporto começou a ser planejado, o metro quadrado da região era estipulado entre 50 centavos e 2 reais.
Dez anos depois, diante do boom com a chegada do aeroporto-cidade, começa-se a estipular um valor de 2 reais para o metro quadrado.
Alguém, em sã consciência, acredita que os donos de terrenos vão aceitar?
Judicialmente eles podem até entregar as terras...mas aí o problema sai do colo do Estado e passa para o colo do investidor...que gastará bilhões em um empreendimento onde o terreno que ele ocupa...não é dele.
Tem advogado coçando as mãos para começar a atuar...