29/04/2011
Governo federal reduz quantidade de álcool na gasolina para baixar os preços
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Uma ótima notícia para o consumidor...e que nada tem a ver com o movimento criado em Natal para baixar o preço da gasolina.
No último dia 9 o governo aumentou o preço...e pasmem! o percentual ainda não foi repassado aos postos de Natal.
Para evitar a grita, claro.
Mas, o governo federal já detectou que o preço sobe à medida que o álcool anidro sobe....o que tira parte da responsabilidade do reajuste dos potos, distribuidoras...
Mas agora o álcool baixa..não de preço, mas de quantidade a ser misturada com a gasolina pura.
Eis a notícia publicada na Folha de S. Paulo:
GOVERNO MUDA PARCELA DE ÁLCOOL NA GASOLINA PARA CONTER PREÇOS
MÁRCIO FALCÃO
NATUZA NERY
DE BRASÍLIA
A fim de tentar conter a alta do preço da gasolina, o governo decidiu alterar o percentual de álcool anidro que é adicionado ao combustível.
Medida provisória estabelece o piso mínimo de 18% e o máximo de 25%. A nova regra altera o intervalo de 20% e 25% que vigorou até agora.
Com a mudança, o governo fica autorizado a reduzir a quantidade de álcool anidro adicionado gasolina. A Folha apurou que o governo deve editar hoje ou nos próximos dias decreto interministerial que reduz a mistura, hoje em 25%, para 18%.
A mudança está prevista na MP 532, assinada hoje por Dilma Rousseff e que deve ser publicada amanhã no "Diário Oficial da União".
Com o aumento do preço do álcool combustível (hidratado), o consumidor que tem carro flex migrou para a gasolina. A maior demanda pelo derivado de petróleo exigiu volume maior de anidro, cujo preço disparou.
O governo prevê que o menor percentual de anidro reduza seu preço e, por consequência, o da gasolina. O Planalto considera que a medida é uma forma de mostrar controle no impacto dos preços do etanol na inflação.
Segundo a mesma MP, o etanol será tratado como combustível, e não mais como produto agrícola. Assim, o produto passa a ser regulado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).
A medida visa garantir o abastecimento do produto na entressafra.
Do Blog - Ah...então quer dizer que o limite estabelecido pelo GOVERNO para misturar álcool anidro à gasolina, é entre 20% e 25%? Então não entendi porque a ANP fechou posto em Natal após detectar que a mistura era de 21%.
Portanto...dentro da lei.