15/04/2011
Estudo do IPEA não diz se aeroporto potiguar fica ou não fica pronto antes da Copa
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Cada um entende a notícia como bem quer e entende.
Mas, analisando cada palavra da reportagem do Jornal Nacional...é bom explicar que ninguém falou nada sobre o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no RN.
Nem disse que vai ficar pronto antes da Copa, nem que não vai ficar pronto.
Não disse. Apenas.
Eis a reportagem do jornal global:
AEROPORTOS BRASILEIROS PODEM NÃO FICAR PRONTOS PARA A COPA DE 2014
A informação vem de um estudo do Ipea que prevê que dos 13 aeroportos brasileiros que estão sendo reformados para a Copa do Mundo, 10 não devem ficar prontos a tempo.
O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) fez uma previsão preocupante
nesta quinta-feira (14): dos 13 aeroportos brasileiros que estão sendo reformados para a Copa do Mundo de 2014, 10 não devem ficar prontos a tempo.
Sete anos é o tempo médio que a Infraero gasta para construir um terminal de aeroporto no Brasil. Segundo estudo do Ipea, fundação ligada ao Governo Federal, o prazo leva em conta a aprovação do projeto, licitação, licenças ambientais e a execução da obra. E nos sete anos não estão incluídos os contratempos.
Como faltam apenas três anos para a Copa do Mundo, o Ipea concluiu que ao menos 10 dos 13 aeroportos de estados que vão sediar a competição não devem ficar prontos até julho de 2014. Na lista estão Manaus, Fortaleza, Salvador, Brasília, Cuiabá, Guarulhos e Campinas, em São Paulo, Confins, em Minas Gerais, Curitiba e Porto Alegre.
“Eu desconheço um mecanismo que possa acelerar esses investimentos de tal forma que fiquem prontos na data prevista. Agora, soluções alternativas, de terminais provisórios, mudança de horários de voos amenizam essa situação”, afirma Carlos Campos, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea.
O estudo não inclui o aeroporto de Natal, que será privatizado. O aeroporto de Recife só prevê a construção de uma torre de controle e opera em situação adequada. As obras do Galeão, no Rio de Janeiro, sede do encerramento da Copa do Mundo, estão dentro do cronograma, segundo o estudo.
O Ipea conclui que, mesmo que a Infraero consiga terminar todas as reformas a tempo, a ampliação prevista para os aeroportos não será suficiente para atender à demanda. O número de passageiros no Brasil dobrou nos últimos oito anos. Segundo o Ipea, já não há mais como evitar que dez aeroportos trabalhem acima da capacidade em 2014.
Em São Paulo, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, disse que é preocupante a situação de todos os aeroportos do país. Mas afirmou que o Governo Federal criou uma secretaria com status de ministério para cuidar especificamente dos aeroportos do país. A secretaria recém-criada ainda sendo estruturada.
O comitê organizador local da Copa do Mundo informou que está em contato constante com o Governo Federal e que vai aguardar um relatório para se posicionar sobre o assunto. A Infraero, responsável pela administração da maioria dos aeroportos do país, ainda não se manifestou sobre a pesquisa.