06/04/2011
Kassab deve passar presidência do PSD para Kátia Abreu
[0] Comentários | Deixe seu comentário.De Vera Magalhães, no blog http://presidente40.folha.blog.uol.com.br na página da Folha de S. Paulo:
06/04/2011
KÁTIA ABREU PODE PRESIDIR O PSD
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, pode abrir mão de presidir o PSD e entregar o comando do partido à senadora Kátia Abreu, de Tocantins.
O arranjo vem sendo discutido como forma de tirar Kassab da linha de frente da nova sigla, cuja criação foi apontada como um dos fatores de desgaste de sua imagem em recentes pesquisas, como a do Datafolha.
O fato de ter uma mulher presidindo a nova legenda também é apontado como um ponto a favor da senadora, que já preside a CNA (Confederação Nacional da Agricultura).
Entre os fatores que, por outro lado, pesam contra a ideia é que, com uma representante do agronegócio à frente do partido, a parceria estudada com o PSB, para coligações na maioria das cidades no ano que vem e depois uma eventual fusão, fica prejudicada.
Ter a presidência do novo partido não foi uma condição para Kátia trocar o DEM pelo partido de Kassab, mas a ideia passou a ser levada em consideração nos últimos dias.
Aos poucos, a sangria provocada pelo PSD no DEM vai aumentando. O deputado Eduardo Sciarra (PR) é a mais nova baixa na bancada da Câmara, que já perdeu 7 dos 43 deputados. O partido atribui as saídas a um estímulo do Palácio do Planalto, que estaria investindo na desidratação da oposição.
Além de Sciarra, o PSD ainda negocia no Paraná com o ex-deputado Gustavo Fruet, que, em crise com o governador Beto Richa, não consegue garantia do PSDB de que será candidato a prefeito em 2012.