02/03/2011
" Nosso partido é a saúde" , diz Rosalba aos prefeitos e secretários de saúde
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Por interino
No I Fórum Estadual de Compromissos da Saúde na Agenda da Cidadania, que aconteceu nesta terça-feira (1º), a municipalização da saúde básica; investimento em prevenção, acompanhamento materno-infantil e a regionalização das ações de saúde foram as propostas da governadora Rosalba Ciarlini para os 85 prefeitos que passaram a ter a gestão plena do SUS. O encontro teve como objetivo apresentar aos profissionais e técnicos da área o Plano de Governo da atual gestão, principalmente em relação à Política Estadual de Saúde.
O secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, disse que no tocante à regionalização da saúde há necessidade de se interiorizar as assistências de urgência e emergência. "Em Mossoró agora contamos com seis ortopedistas e já começamos também a realizar cirurgias eletivas e queremos fazer do Hospital Regional do Seridó um pólo de assistência ortopédica", comunicou. Em mais dois meses mais 32 municípios avançam para a gestão plena do SUS. .
A governadora ainda anunciou um novo modelo de gestão para a saúde com foco na eficiência administrativa e modernização, possibilitando monitorar os avanços na saúde de cada município de acordo com os índices apresentados. Rosalba finalizou garantindo o cumprimento do pagamento de repasses aos municípios e frisando junto aos prefeitos e secretários que "o nosso partido é a Saúde, é o Rio Grande do Norte. É isso que está valendo para mim."