26/02/2011
Jean-Paul na Alcanorte com um desafio: retomar a fábrica de barrilha
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Secretário de Energia do governo Wilma de Faria - pasta extinta pelo governador Iberê Ferreira de Souza - Jean Paul Prates assume mandato como gestor para Revitalização e Novos Negócios da Alcanorte.
O convite foi feito em junho do ano passado e as negociações duraram 4 meses.
O mandato foi efetivado agora em fevereiro.
Entre os primeiros atos do novo gestor estão o levantamento da situação contábil, econômica e financeira da Alcanorte e a definição de quais atividades econômicas internas da empresa são passíveis de investimento.
A ideia é formar sociedades de propósito específico (SPEs), que serão exploradas em conjunto com grupos de investidores diferentes, escolhidos por setor.
As atividades são relativas a recursos hídricos, petróleo e gás, energia renovável, agricultura sustentável, aquicultura, industrialização do sal e incluem também a retomada da polêmica fábrica de barrilha.
Há mais de 30 anos a Alcanorte, que tem sido envolvida em escândalo, pertence hoje aos funcionários da Álcalis, depois de ter sido privatizada e doada pelo Grupo Fragoso Pires.
"A empresa é um ícone histórico do desperdício estatal, da falta de gestão e até mesmo de conspirações quase tão mitológicas quanto a barrilha. Nada mais interessante para quem gosta de desafios quase impossíveis. Estou muito motivado. Vamos ver no que dá."