18/02/2011
Agentes penitenciários cobram promessa feita pela governadora de nomear técnicos para presídios
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Enquanto eu tirava folga forçada do Blog, resolvendo coisas pessoais durante todo o dia, agentes penitenciários de Pau dos Ferros descobriram o número do meu telefone...que disparou a tocar...
Revoltados, pediam que o Blog cobrasse do secretário de Justiça e Cidadania, Thiago Cortez, o cumprimento da promessa feita em entrevista ao Blog: que todos os cargos de comando nos presídios do Estado seriam puramente técnicos, na intenção de reformular o sistema penitenciário do Rio GRande do Norte.
A revolta na cidade começou com a nomeação, na semana passada, de uma sobrinha do deputado Raimundo Fernandes para a vice-direção do Presídio Regional de Pau dos Ferros.
E terminou de explodir depois que eles leram, no Diário Oficial de hoje, a nomeação de José Hudson de Aquino Freitas, para a direção geral do presídio.
Pelo telefone, os agentes diziam que o nomeado acabou de concluir o curso de Direito e não tem experiência com sistema penitenciário.
Ao contrário dos agentes, que atuam em Pau dos Ferros há 10 anos, e uma delas, além da experiência, está concluindo o curso de Direito.
Do outro lado da linha, os pauferrenses cobravam do secretário e da governadora, reafirmando que as indicações para o presídio do município não eram técnicas, e sim, políticas: a vice-diretora indicada do deputado e o diretor indicado do prefeito Leonardo Rego.
Pelo twitter, expus ao secretário a revolta dos pauferrenses...e pelo twitter o secretário me respondeu:
thiagocortezadv @thaisagalvao a informação que recebi é que se trata de um Advogado, o que atende o requisitos do art. 75 da LEP. Vou conhece-lo segunda.
*
E o Blog repete aqui a declaração do secretário Thiago Cortez, dadas ao Blog no dia 12 de janeiro e publicadas minutos depois:
"Eu estou com muitas ideias, e com essa estrutura, tenho certeza que conseguirei fazer um bom trabalho. E eu estou trabalhando junto à governadora pra gente nomear técnicos para essas funções. Não dá pra fazer política nessa área. E a governadora já me disse que diretores e vice-diretores de presídios serão técnicos".
Já agora, no dia 15, quando a governadora Rosalba Ciarlini foi à Assembleia Legislativa fazer a leitura da mensagem anual do governo, o secretário Thiago Cortez estava presente e reafirmou ao Blog, quando questionado sobre as nomeações para presídios, que ninguém ainda tinha sido nomeado...e que apesar das indicações políticas, sua lista, que seria apresentada à governadora Rosalba Ciarlini, era 100% técnica.
Ou o secretário acreditou que eram técnicos os nomes indicados...ou a governadora desautorizou o secretário a fazer valer a "carta branca" que ele disse ter recebido dela para reformular o sistema penitenciário do Estado.