16/02/2011
Os destaques da mensagem da prefeita Micarla de Sousa
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Na terceira vez que faz a leitura anual da Mensagem Governamental, na Câmara Municipal, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, mostrou que a cirurgia no coração deu o gás que ela precisava para começar a trabalhar uma forma de revertar o desgaste que sua administração vem enfrentando.
Fechada em copas diante de alguns problemas e críticas, Micarla chegou cedo à Câmara, aberta. Disposta a lutar para reconquistar a popularidade que sempre teve.
E as ações de sua gestão ganharam fôlego no texto feito por ela na segunda-feira, e alinhavado pelo secretário de Comunicação, Jean Valério.
A prefeita começou falando de crise...mas o assunto negativo passou ligeiro. Foi apenas uma forma de prestar contas à população dos motivos que a levaram, muitas vezes, a abrir mão de promessas de campanha.
Além de falar de obras, investimentos de 1 bilhão de reais no período que antecederá a Copa de 2014, de saneamento, trânsito...deu destaque a 3 temas: Habitação, Saúde e Educação.
Eis alguns trechos do discurso da prefeita:
Habitação
Em apenas dois anos de gestão, o programa Nova Moradia, da Prefeitura do Natal, removeu seis favelas da nossa cidade. Favelas Alagamar, Peão, Luiz Gonzaga, Detran, 8 de outubro e Via Sul. Proporcionamos vida digna a mais de 3 mil pessoas.
Começamos a executar o maior programa de regularização fundiária a ser realizado na nossa cidade, o Minha Casa. Concentraremos esforço num grupo de Trabalho que concederá, até o final de 2012, títulos de propriedade a pelo menos 10 mil famílias natalenses. Trabalho que necessitará do apoio de parceiros como Tribunal de Justiça, Governo do Estado, Universidades e esta Câmara Municipal.
Saúde Pública
-Inauguramos a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas na Zona Norte, a UPA Dr. Rui Pereira, em Pajuçara. E as pesquisas comprovam: a UPA tem avaliação positiva por 98% dos usuários atendidos. Já realizamos na UPA Pajuçara mais de 60 mil atendimentos. Somos a única administração municipal do país a construir e manter, no modelo preconizado pelo Ministério da Saúde, uma UPA 24 horas sem qualquer apoio do Governo do Estado.
-Inauguramos três AMEs (Ambulatórios Médicos Especializados). A AME natalense é um modelo inovador criado pela nossa gestão que funciona como clínica para consultas e exames em mais de 20 especialidades. As nossas 3 AMEs estão em pleno funcionamento nos bairros: Nova Natal, Brasília Teimosa e Planalto. Juntas, elas realizaram 52.830 atendimentos só em janeiro deste ano.
-Ainda neste primeiro semestre, vamos inaugurar duas outras AMES: em Felipe Camarão (Zona Oeste) e Potengi (Zona Norte).Vamos inaugurar também, em abril, a UPA 24 horas da Zona Oeste, na Cidade da Esperança, com capacidade para atender 700 pessoas por dia, o mesmo número de pessoas atendidas diariamente no Pronto Socorro Clóvis Sarinho.
-Nos últimos seis meses instalamos e inauguramos três Centros Cirúrgicos: um na Maternidade das Quintas e dois na Maternidade Dr. Leide Morais, no Hospital da Mulher. Ainda reformamos a Maternidade de Felipe Camarão.
-Inauguramos o Hospital da Mulher, na Zona Norte de Natal. E o Centro de Referência Infantil Sandra Celeste,
-O armazenamento e a distribuição dos medicamentos também foram modernizados na nossa gestão. Remédios estragados, jogados no lixo, é um retrato que queremos deixar no passado. Temos que zelar pelo dinheiro público e otimizar os recursos investidos na saúde.
Educação
Quando assumimos, o município contava com apenas 27 Centros Infantis construídos pelas gestões que me antecederam. Em apenas dois anos, inauguramos 36 Centros Infantis (Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI). -Criamos o Plano de Carreira e Remuneração do cargo de educador infantil. -eduzimos a carga horária da categoria de 40 horas semanais para 30 horas e convocamos agora mais 80 concursados para preencher o quadro funcional. Hoje mais de 8 mil crianças são beneficiadas pela educação infantil da Prefeitura. E não paramos por aí. Em 2011, vamos construir mais 18 Centros Infantis. Quatro já estão em fase de conclusão. Iniciaremos as obras de mais seis. E oito estão previstos no PAC Social do Governo Federal.
Outra grande conquista da nossa gestão foi o reconhecimento internacional que obtivemos, da Unicef, pela implantação do Merenda em Casa.