30/12/2010
Primeira Secretaria: o cargo cobiçado na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Passada a posse dos novos governantes, começa, de fato e de direito, a campanha para formação da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Para a Presidência, pelos votos somados, as favas já estão contadas e o próximo presidente será o deputado Ricardo Motta (PMN).
A disputa se dará para o cargo de Primeiro Secretário.
Cargo que tem plenos poderes no organograma do legislativo, pois é o titular da função quem assina, paga, compra...
Na lista de concorrentes, o deputado Raimundo Fernandes desponta como o queridinho da governadora Rosalba Ciarlini.
Mas, no plenário, a grita já é grande, vez que Raimundo é do mesmo PMN de Ricardo, e a Mesa se tornaria muito homogênea.
Como representante da oposição, apostando numa Mesa eclética, entra o deputado do PSB, Gustavo Carvalho.
Mas, pelo tamanho que se tornou com a eleição dos novos, o PMDB - maior representatividade - quer o seu lugar na Primeira Secretaria.
E dois nomes estão na disputa interna: o deputado eleito Gustavo Fernandes, que já conta com o apoio do deputado-líder Henrique Alves, e o deputado-reeleito Poti Júnior, que já conta com o apoio do deputado-líder Henrique Alves (vão pro par ou ímpar?).
*
O PMDB quer ocupar a Primeira Presidência da Assembleia Legislativa com uma intenção: como a reeleição foi abolida no legislativo estadual, o partido quer ocupar a Presidência no próximo biênio.
E o nome na mesa é o do deputado Walter Alves..que até poderia ser o indicado para a Primeira Secretaria, mas Waltinho prefere continuar sem problemas com os colegas para, em 2012, na campanha para a próxima Mesa Diretora, ele estar de bem com toda a Casa.
Menino esperto que puxou ao pai...