22/09/2010
Assessoria de Rosalba afirma que ex-prefeita de Mossoró implantou Gestão Democrática
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Assessoria de imprensa da governadorável Rosalba Ciarlini manda e-mail sobre a polêmica Gestão Democrática nas escolas de Mossoró
E informa que a mesma foi implantada no município de Mossoró, "em todas as escolas municipais, amparado pela Lei 1.904/2003, que também criou os conselhos escolares".
"Composto por representantes da comunidade escolar e da sociedade (direção, professores, funcionários, alunos e pais), o Colegiado tem como principais atribuições a elaboração do plano de desenvolvimento da escola e acompanhamento das ações pedagógicas e, principalmente, a classificação dos professores que concorrem à direção das escolas".
Segundo a assessoria da ex-prefeita, como critério para dar qualidade na gestão escolar, os candidatos passavam por capacitação, com direito a escolher a unidade de ensino, independente de sua lotação.
Ao final da qualificação, que era dada pelo programa da Rede Vencer, do Instituto Airton Senna, o professor elaborava o plano de gestão para ser submetido à avaliação do Conselho. Daí, era elaborada uma lista tríplice para encaminhamento à prefeita".
Sobre o assunto, Rosalba afirma que sempre "nomeou" os primeiros colocados, respeitando a escolha da comunidade, afirmando que o segundo lugar ocupava a vice-direção ou era remanejado para outra escola que não havia participado do processo seletivo, por falta de candidatos. Para o terceiro da lista era adotado o mesmo procedimento.
A assessoria diz ainda que dois anos antes da Lei dos conselhos escolares, havia um decreto instituindo normas para o processo de seleção para o cargo de diretor de escola da rede municipal de ensino. A escolha ocorria a cada 3 anos, simultaneamente, em todas as escolas.