27/07/2010
Analista político potiguar explica diferença de resultados entre uma pesquisa e outra
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Para quem não entende porque o resultado de uma pesquisa feita pelo instituto A, é sempre diferente do resultado da pesquisa feita pelo instituto B, que é sempre diferente dos números captados pelo instituto C...provocando sempre os comentários de que, quem paga tem o resultado que quer...
Eis explicações – via twitter - do jornalista potiguar Gaudêncio Torquato, que atua na imprensa paulista como consultor de comunicação e analista político.
@GaudTorquato – Perguntaram-me esse fim de semana: qual a explicação para a diferença entre pesquisas? Vamos lá.
@GaudTorquato - Diferenças de metodologia. A principal: Datafolha cobre mais espaços urbanos, os espaços com maior fluxo de pessoas - centros e corredores.
@GaudTorquato - Os lugares de maior concentração podem escamotear parte da amostra. Homens são mais numerosos em fluxos mais densos? e a área rural?
@GaudTorquato - O Datafolha, por essa metodologia, cobre mais espaços urbanos, deixando áreas rurais ao descoberto. Alegam: pessoas do campo vão às cidades.
@GaudTorquato - O Vox Populi diz que cobre tudo, espaços urbanos e rurais. Datafolha, porém, pegou 10 mil. Vox captou 3 mil. Levanto informações. E comento.
@GaudTorquato - Não assumo, portanto, neste quesito pesquisa opinião formada ou deformada. Vamos conferir mais adiante. Há, ainda, pesquisa Ibope. Mais visão.
@GaudTorquato - Em suma: a campanha está empatada. Coisa de 3 pontos para lá ou para cá -pode ser. Opino quanto aos sinais p/amanhã: melhores p/ Dilma
@GaudTorquato - Basta ler outros dados: menor rejeição, maior taxa na espontânea, margem de conhecimento s/patrocínio de Lula aberta. Cada um pode divergir!
@GaudTorquato - Boa noite. Amanhã, voltaremos.
Do Blog: Gaudêncio analisou as pesquisas da campanha presidencial. Mas a explicação é generalizada. E falando em Vox-Populi, bom entender sua metodologia, já que nesta quarta-feira, a Band-Natal anunciará os números das eleições no Rio Grande do Norte. Números encomendados ao instituto Vox-Populi.