16/06/2010
Mulher do petista Ruy Pereira cita Dom Helder para externar solidariedade à prefeita Micarla de Sous
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Testemunha das críticas e vaias feitas por sindicalistas e grupos jovens comandados por partidos políticos, à prefeita Micarla de Sousa, a médica Ana Brito, mulher do ex-secretário de Educação Ruy Pereira, morto no carnaval passado, enviou e-mail à prefeita de Natal...
Que a partir de um projeto apresentado na Câmara pelo vereador Adão Eridan (PR), aprovou a indicação do nome de Ruy Pereira para a UPA construída no Pajuçara.
Ana Brito mora em Recife, veio prestigiar a inauguração pelo presidente Lula, e se solidarizou com a prefeita.
Eis o e-mail enviado à Prefeitura...e autorizado à publicação pela própria Ana Brito.
Excia Sra Prefeita Micarla de Sousa,
Aproveitamos para agradecer o acolhimento e o grande desprendimento em sancionar a Lei que conferiu o nome de Dr Ruy Pereira dos Santos à primeira UPA de Natal. Mesmo sabendo da justeza da homenagem, muitas vezes, os bastidores insinuosos do poder impedem que reconhecimentos sejam feitos e por isso externamos nosso respeito pela grandeza de seu tão significativo gesto.
Tomamos a liberdade para fazer um pequeno comentário sobre episódio indesejável ocorrido durante a brilhante cerimônia de ontem, quando da inauguração da UPA. E, para isso, recorremos a uma passagem do nosso grande líder intelectual e espiritual, Dom Helder Câmara, com quem iniciamos, eu e Ruy, trabalho em comunidades excluídas do Grande Recife, nos idos da ditadura militar no Brasil, ainda como estudantes de Medicina.
O Dom professava:
"É bom que ninguém se iluda, ninguém aja de maneira ingênua: quem faz sua opção interior e arranca-se de si e parte para lutar pacificamente por um mundo mais justo e mais humano, não pense que vai encontrar caminho fácil, pétalas de rosas debaixo dos pés, multidões à escuta, aplausos por toda a parte. Quem se arranca de si e parte como peregrino da Justiça e da Paz, prepare-se para desertos" (Dom Helder Câmara).
Ruy pautou sua vida pública nessa linha do Dom.
Sua missão, Excia Prefeita, é árdua, mas esteja certa de que a comunidade mais necessitada da cidade de Natal reconhecerá e aplaudirá seu trabalho. Continue lutando pelos mais carentes, esta é a escolha mais certa.
Estamos anexando dois textos que resumem a trajetória de Ruy: um que escrevemos sob o impacto da profunda dor de sua perda, para ser incluído no livro da missa de sétimo dia, na Capela da Universidade Católica de Pernambuco, na quarta-feira de cinzas, em 17 de fevereiro (RUY PEREIRA - Uma Trajetória de Amor) e outro, uma crônica do Dr Dorany Sampaio, lida na missa de trigésimo dia, na Capela do Colégio São Luis, no Recife, e publicada no Jornal do Commercio em 12 de março do corrente (Feito de Ferro e de Flor).
Abraços,
Ana, Bruno, Artur e Eliza Brito Santos (esposa e filhos de Ruy Pereira dos Santos)