07/06/2010
Lina Vieira não pretende retomar cargo de comando na Receita Federal
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A revista Exame dessa semana traz reportagem que fala sobre uma carta enviada ao Sindifisco pela ex-secretária nacional da Receita Federal, Lina Vieira...
Onde ela diz que não pretende concorrer à eleição para integrar lista tríplice de onde sairá o futuro detentor do cargo que ela já ocupou, e do qual foi demitida.
Eis a reportagem:
LINA VIEIRA “DESISTE” DE SUCEDER CARTAXO NA RECEITA
por Angela Pimenta
Em carta aos colegas do Sindifisco, o sindicato dos auditores da Receita Federal, a ex-secretária da instituição, Lina Vieira, avisou que não pretende concorrer à eleição para uma lista tríplice que pretende indicar o sucessor do atual chefe do Leão, Otacílio Cartaxo.
Mesmo se ganhasse, dificilmente Lina – que foi demitida pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, no ano passado, tendo depois se atritado com a candidata petista à presidência, Dilma Rousseff — voltaria a ocupar o cargo.
Ao produzirem uma lista tríplice, os auditores pretendem pressionar o sucessor(a) de Lula a nomear um de seus indicados em 2011.
De acordo com o sindicato da categoria, a eleição para a lista tríplice será feita nos dias 3 e 4 de agosto. Oficialmente, a campanha presidencial começa no dia 5 de julho.
O resultado da eleição do Sindifisco será conhecido no dia 10 de setembro — data estratégica para coincidir com o auge da campanha eleitoral.
Ainda que o processo seja semelhante à indicação dos reitores de universidades públicas, a iniciativa dos auditores parte da própria categoria, não tendo respaldo do Estado brasileiro.
A nomeação para o chefe do Leão é uma prerrogativa do ministro da Fazenda e do presidente da República.
Mas por serem responsáveis pela cobrança e fiscalização do pagamento de impostos, os auditores desfrutam de grande prestígio na burocracia federal.
Se conseguirem emplacar um nome próprio, eles terão mais musculatura para aprovar no Congresso a mãe de todas as suas reivindicações: a Lei Orgânica do Fisco, cuja tramitação está empacada, e que lhes conferiria mais poder, status e benefícios salariais.
*
Do Blog: Pelo que o Blog sabe, Lina Vieira está no exterior.
Estudando e curtindo a vida.
Antes de viajar, ela disse ao Blog que não faria apenas uma viagem.
Passaria 3 meses na Itália estudando Gastronomia, depois iria para a Inglaterra...