20/05/2010
O desasbafo do deputado Mineiro que chega a se achar "babaca" por ter confiado na oposição
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O deputado Fernando Mineiro, governista do PT, tem utilizado o twitter para tantar convencer a bancada da oposição a aprovar o pedido de ampliação do percentual de remanejamento feito pelo Estado, à Assembléia Legislativa.
Mineiro questiona, principalmente, a posição do DEM na Assembléia....
Que tenta evitar que o Estado administre com capacidade de remanejar 11% de seu orçamento anual, mas não diz nada de prefeituras democratas que podem remanejar 20%, no caso de Mossoró, e 30%, no caso de Pau dos Ferros.
Eis declarações de Mineiro no seu twitter, ontem à noite:
@mineiropt - Como presidente da Comissão de Constituição e Justiça, convoquei reunião da Comissão pra sexta-feira, às 9h. Pra votar a suplementação do Orçamento.
@mineiropt – Está claro pra todo mundo que a oposição não quer detalhamento nenhum do projeto. Quer é protelar o debate de mérito e adiar a decisão.
@mineiropt – A atitude eleitoreira da oposição está impedindo que recursos sejam usados para ações que beneficiam a população.
@mineiropt – Enquanto protelam a decisão de suplementar o orçamento, as administrações do DEM usam altos percentuais em suas administrações.
@mineiropt – Em Pau dos Ferros, onde DEM administra, o percentual de remanejamento é de 30%. Em Mossoró, é de 20%. E aqui, fazem barrreira contra 11%!
E hoje, depois de passar a vista numa entrevista do deputado Getúlio Rego (DEM) no Diário de Natal, o deputado Mineiro (PT) voltou a tuitar, chegando a dizer, inclusive, que foi “ingênuo e babaca”
@mineiropt – Hoje no DN, o líder do DEM, deputado Getúlio Rego, finalmente assume o que todos já sabem: seu objetivo é protelar a decisão sobre o orçamento.
@mineiropt – Para o DEM, o detalhamento dos recursos é mesmo só um detalhe. Feito o detalhamento, Getúlio disse que vai manobrar para adiar a votação.
@mineiropt – Ele nem leu o quadro do detalhamento que lhe foi entregue desde terça. O objetivo não é dar transparência ao processo. O objetivo é protelar.
@mineiropt – Enquanto aqui tenta protelar, o Prefeito Leonardo Rego, de Pau dos Ferros, administra com 30% de suplementação E desconheço qualquer detalhamento.
@mineiropt - O Estado solicita o percentual de 11,85%, pouco mais de um 1/3 do de Pau dos Ferros. E em Mossoró o DEM administra com 20% de remanejamento. @mineiropt - Pelo Regimento da Assembleia, o líder do DEM devolverá o processo amanhã. E nós o discutiremos e o votaremos na Comissão de Justiça.
@mineiropt - Desde que exerço mandatos e discuto orçamento, nunca presenciei o envio de detalhamento do pedido de suplementação como o feito pelo Governo.
@mineiropt - Mas está claro que o interesse do DEM não é com a transparência orçamentária. O interesse é não permitir que o Governo funcione.
@mineiropt - Mas quem está se prejudicando é a população. Os recursos existentes não podem ser aplicados porque a oposição não quer autorizar.
@mineiropt - Ações na educação, segurança, saúde, habitação e outras estão paradas porque a oposição não libera a aplicação dos recursos que já existem.
@mineiropt - Armaram o palanque eleitoreiro no centro do Plenário da Assembleia deixando à mostra o nível e o compromentimento da oposição com a sociedade.
@mineiropt - Por pequenez, a oposição à sociedade prefere que os recursos fiquem parados e não sejam usados para atender às demandas da população.
@mineiropt - A Assembléia, como um dos Poderes, abre mão de exercer seu papel e suas prerrogativas e se transforma num espaço de manobra protelatória...
@mineiropt - ...onde quem paga o pato diante dos objetivos eleitoreiros é a sociedade.
@mineiropt - E por essas e outras que assistimos às ações como as do Judiciário que, nesta disputa entre Executivo e Legislativo, decidiu por si.
@mineiropt - Atendidas as solicitações feitas pela oposição, outras são feitas. Mero protelamento.
@mineiropt - Confesso minha ingenuidade ao pensar que a oposição poderia se preocupar em preservar as prerrogativas do Legislativo.
@mineiropt - Vejam só que ingenuidade a minha: o deputado Getúlio comunicou que não poderia participar da reunião da Comissão na terça passada.Regimentalmente.
@mineiropt - eu poderia ter colocado o projeto em votação, que seria aprovado à unanimidade. Liguei para o deputado Getúlio e pedi a ele que comparecesse...
@mineiropt -...à reunião. Para que desse tempo d"ele chegar, votamos os outros projetos e ficamos esperando-o. Ele chegou, apresentamos o substitutivo e...
@mineiropt - Getúlio sequer olhou o detalhamento. Pediu vistas imediatamente. E tive esta postura porque acreditei que era sério o pedido de esclarecimento...
@mineiropt -...da oposição. Mas os fatos mostraram o quanto fui ingênuo, babaca mesmo. Repito: fui eu quem ligou e insistiu com o Getúlio para que ele fosse...
@mineiropt - ...à reunião. Desconfiasse que o pedido de detalhamento era um farsa, eu teria colocado o projeto em votação sem a presença voluntária dele.
@mineiropt - Por isso mesmo, por ter me envolvido nesta discussão com o objetivo de avançar no processo de transparência orçamentária e acreditando que...
@mineiropt - ... os interesses da sociedade estivessem acima das querelas eleitoreiras é que fico indignado com esta tipo de manobra e pequenez eleitoreira.
Detalhe:
Sobre as duas Prefeituras democratas que administram com capacidade de remanejar 20 e 30%: a primeira (Mossoró), tem como prefeita Fafá Rosado, mulher do deputado democrata Leonardo Nogueira, que vota contra o remanejamento de 11% do Estado; e a segunda (Pau dos Ferros) é administrada pelo prefeito Leonardo Rego, filho do líder do DEM, Getúlio Rego, que também não aprova os 11% do Estado.