03/05/2010
Prefeitura transfere mais famílias do Maruim para as Quintas
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Aos poucos o sonho dos moradores do Maruim, uma verdadeira favela bem localizada, quase à beira-mar, vai se transformando em realidade.
Há cerca de 30 anos ouvindo promessas e promessas, os moradores dos barracos vão sendo, finalmente, sendo transferidos para casas de verdade.
Já são 11 famílias relocadas da comunidade suja, enlameada e cheia de doenças, para imóveis no bairro das Quintas.
A remoção começou na semana passada, mas só hoje a prefeita Micarla de Sousa acompanhou a chegada de algumas famílias ao novo lar.
“O Maruim foi uma das comunidades de Natal que mais sofreram com a falta de infraestrutura, Com a mudança das famílias para as novas casas, nós estamos resgatando a dignidade e a cidadania dessas pessoas, que já recebem o imóvel completamente regularizado e estão vivendo no lugar que escolheram”, destacou a prefeita, que entrega aos novos moradores das casas, cestas básicas, kits de material de limpeza e higiene pessoal, e ainda material de construção, para quem quiser fazer algum reparo ou reforma na nova casa.
Há mais de 30 anos no Maruim, a aposentada Almira Lau da Costa, 68 anos, comemorou a mudança.
“Eu estou muito feliz. Lá eu vivia como um animal abandonado e sempre ficava doente por causa da sujeira. Aqui nas Quintas tenho toda a estrutura que preciso. É a minha casa, nunca sairei daqui”, disse emocionada.
Até o final da semana, mais famílias deixarão o Maruim para se instalar em casas doadas pela Prefeitura, dessa vez, nos bairros de Nossa Senhora da Apresentação e Bairro Nordeste.
*
Para não atrapalhar o ano letivo das crianças que estão saindo do Maruim, mas estão matriculadas em escolas próximas, a Prefeitura disponibilizará, até o final do ano, o transporte escolar para que os estudantes não deixem de freqüentar a escola.
Fotos: João Maria Teixeira
Micarla entrega chave da casa à aposentada dona Almira, que esperava por uma casa há 30 anos
Primeiras famílias a deixar o Maruim foram morar nas Quintas