27/04/2010
José Eduardo Agualusa e João Ubaldo Ribeiro participam de encontro em Natal a partir de amanhã
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O angolano José Eduardo Agualusa e o brasileiro João Ubaldo Ribeiro são os nomes mais esperados para o I Encontro de Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP), que começa amanhã, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal.
O evento, promovido pela Prefeitura, terá 3 temas para debate:
1 - “Literatura Lusófona: Elo entre continentes e culturas”, que terá como conferencista o português Carlos Reis, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – quarta-feira, às 15h30.
2 - “Cosmopolitismo, expressões populares e globalização”, que terá como conferencista o escritor brasileiro, João Ubaldo Ribeiro – quinta, às 15 horas.
3 - “Os desafios das novas tecnologias na literatura” cujo conferencista será o escritor angolano, José Eduardo Agualusa – sexta-feira, às 15h.
O lançamento do EELP foi realizado pela prefeita Micarla de Sousa, pelo presidente da Funcarte, Rodrigues Neto, na presença do presidente da LisNatal Carlos Marques, do coordenador cultural da UCCLA, Rui Lourido, do professor universitário e escritor português Carlos Reis e da jornalista e escritora Ana Maria Cascudo.
“Este é um encontro único porque Natal nesses próximos três dias será a capital mundial da Língua Portuguesa onde escritores de oito países estarão presentes para discutir questões do dia-a-dia da língua e o novo acordo ortográfico”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.
A proposta do I Encontro de Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP), desenvolvido pela Fundação Capitania das Artes, é provocar discussões, debates e interpretações das identidades literárias contemporâneas, além de promover o intercâmbio entre os escritores de países dos cinco continentes cuja língua oficial ou dominante é o português.
*
Entre os escritores convidados estão os brasileiros, Edivaldo Boaventura (BA), Pedro Bandeira (CE), Clevani Pessoa de Araujo (MG), Jorge Salomão (RJ), Tarcisio Gurgel (RN), Lívio Oliveira (RN), Diógenes da Cunha Lima (RN), Eduardo Gosson (RN), Pablo Capistrano (RN), Antônio Capistrano (RN), Zelma Furtado (RN), Ângela Almeida (RN) e Cleber Camargo (MG).
E ainda o escritor angolano Ndalu Almeida Ondjaki, os escritores de Guiné Bissau Helder Vaz, Filomena Embalo e Filinto Barros; os escritores de Cabo Verde Daniel Eurícles Rodrigues Spínola, Américo Silva e Jose Luiz Tavares; o escritor português Fernando Pinto Amaral; o de Moçambique Suleimane Cassamo; a escritora de São Tomé e Príncipe, Inocência Mata, e o escritor do Timor Leste, Luís Cardoso Takas.
Ao fim de cada dia do EELP a Funcarte promoverá shows e atrações culturais.
Na quarta-feira quem encerrará a noite será a cantora potiguar Valéria Oliveira e na sexta-feira quem fará o show de encerramento do encontro será o cantor e compositor paraibano Chico César.
Foto: Canindé Soares Encontro foi apresentado pela prefeita Micarla de Sousa