03/04/2010
VEJA mostra aeroporto de São Gonçalo como bom exemplo
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Na reportagem de capa da Veja, que já está nas bancas, sobre aviação brasileira e seus problemas, um quadro de mais de meia página cita "Um bom exemplo em Natal", numa referência ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
Aeroporto que será o quarto hub - centro de irradiação de voos para outros aeroportos - que hoje só existe em Guarulhos e Congonhas em SP, e no aeroporto de Brasília.
Mas a grande novidade, de acordo com a Veja, "é que ele será o primeiro do Brasil que escapará da gerência ruinosa da Infraero". Segundo a revista, o ministro Nelson Jobim enviou ao presidente Lula, proposta de regime de concessão à iniciativa privada, e o presidente não teve outra alternativa senão aceitar, já que se não seguisse a linha de privatização, abominada pelo governo petista, o aeroporto não seria construído antes da Copa de 2014.
A reportagem diz ainda que o aeroporto - operado durante 35 anos pela iniciativa privada - "só não é um marco inicial de uma revolução porque o governo não pretende repetir a concessão com outros aeroportos".
À Veja, o ministro Jobim deixa claro que "o aeroporto de Natal é uma exceção".
Tido como a grande obra do segundo governo Wilma de Faria, o aeroporto de São Gonçalo será reconhecido, como disse a Veja, como "bom exemplo" para o Brasil.