29/01/2010
RN será fornecedor de energia eólica para Minas Gerais durante 20 anos
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Em São Paulo, onde manteve contatos com empresários paulistas, através do presidente da FIESP, Paulo Skaf, e onde passa o fim de semana, a governadora Wilma de Faria recebeu a notícia:
A Cemig, companhia estatal de Minas Gerais, arrematou, em leilão, 218MW (97,7MW médios) de 9 empreendimentos norte-rio-grandenses, ao preço de R$145 por MWh.
O negócio fará com que, durante 20 anos, o Rio Grande do Norte forneça energia eólica ao estado de Minas.
Quem informou à governadora sobre a oficialização do negócio, foi o presidente da geradora eólica Bioenergy, Sérgio Marques, que aposta alto na viabilidade da fonte no mercado livre.
Segundo Marques, o leilão mostra que hoje não é preciso somente o mercado regulado para vender energia.
“E o papel da gestão estadual do Rio Grande do Norte foi determinante para os investimentos eólicos. Dificilmente conseguiríamos empreender os projetos e os riscos que podemos assumir, vendendo energia no mercado livre”, disse Sérgio Marques.
Para o secretário de Energia e Assuntos Internacionais do Estado, Jean-Paul Prates, o Rio Grande do Norte, que foi o campeão em projetos e em MW no Leilão Federal do chamado ‘mercado regulado’, agora é também o pioneiro a vender energia eólica de seus parques no Mercado Livre de Energia.
“Com isso, o Rio Grande do Norte consolida sua liderança e seu pioneirismo nacional na viabilização dos futuros projetos de energia limpa no país”, disse JP.