27/01/2010
Imagem de Santana começa a ser restaurada e ficará pronta antes da festa de Caicó
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Notícia que deixa cheios de orgulhos os caicoenses da gema, que não perdem uma festa de Santana nem 100 e uma fanta.
Ontem, a imagem de Santana, exposta na Matriz de Caicó, seguiu viagem.
Levada pelo restaurador de imagens sacras, Hélio de Oliveira, a imagem se instalou na Oficina Santo Oficio, em Pium, onde fica até 1º de julho...
Poucos dias antes da festa.
A imagem da padroeira de Caicó será restaurada.
Em seu blog, Suerda Medeiros entrevistou o restaurador e falou sobre o trabalho que será executado para recuperar a santa.
Eis alguns trechos da entrevista:
Suerda Medeiros - Na imagem de Santana, o que foi que você já avaliou? À primeira vista, o que você já enxergou que vai precisar ser feito?
Hélio Medeiros - Olha, a princípio, e olhando à distância, quando se vê do altar, a gente quase não percebe nada. Mas quando você traz isto para um exame mais detalhado, ela tem duas grandes rachaduras longitudinais, uma na parte posterior e outra na parte lateral, e isso é bastante comprometedor do ponto de vista estrutural da peça. Além do mais, ela já perdeu bastante a policromia original, a pintura, por descolamento da camada pictória, e também pela ação do ato do devoto que, ao tocar no seu objeto de culto, objeto de proteção, que é Santana, ele vai desgastando a peça sem ter a intenção disto. Mas a mão com o suor, no momento que começa a tocar na peça, esta começa a ter um processo de desgaste.
Suerda - Caso essa restauração não fosse ser feita agora, o que era que poderia acontecer com a imagem de Santana, e em quanto tempo poderia acontecer uma avaria maior?
Hélio - Ela iria continuar nesse processo de desgaste constante, de modo que ia ficar cada vez mais irreconhecível do seu ponto de vista original, o que ela já está, de certa forma, porque já sofreu várias intervenções de repintura, onde houve essas perdas. E o que é que vamos fazer? Eliminar todas essas repinturas que ocorreram e nivelar essas lacunas de superfície, e tentar aproximar essas perdas do original para que ela tenha uma unidade, uma leitura conjunta. De modo que, se você chegar perto, a um metro de distância, vai ver que houve uma intervenção. Mas se você se distanciar a mais de um metro, terá uma leitura como um todo.
Suerda - Quanto tempo você levará para fazer essa restauração na imagem de Santana?
Hélio - Olha, a imagem de Santana eu vou levar em torno de uns 5 meses. Eu vou ter que trabalhar duro para entregar isto no dia primeiro de julho, com toda honra e toda pompa que os caicoenses merecem e Santana, sobretudo, merece por parte dos seus devotos.
Suerda entrevistando Hélio Medeiros
Entrevista completa no www.suerdamedeiros.com