20/01/2010
Twitter: Deputado Fábio Faria chega a 10 mil seguidores
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Noite de terça-feira e o deputado federal Fábio Faria (PMN), twitteiro dos mais assíduos, chegou à casa dos 10 mil seguidores.
Final da noite o número oscilava entre 9.999 e 10.000...coisas do twitter.
O deputado é hoje o vice-campeão da Câmara, onde o colega carioca Fernando Gabeira (PV) ganha disparado, com mais de 22 mil seguidores.
Até poucos dias a segunda colocação era da deputada gaúcha Manuela D´Ávilla (PCdoB).
Falei agora há pouco com Fábio Faria, que considera o twitter uma conquista em se tratando de interatividade.
Foi através da ferramenta nova na internet, que ele conseguiu mostrar o que tem feito e o que ainda pode fazer como político com mandato.
Thaisa Galvão - O que fazer para chegar a 10 mil seguidores no twitter?
Fábio Faria – Acho que responder a seus seguidores. E responder muito. É a forma de interagir, e quanto mais você responde, mais é retuitado, mais cresce. Mas, para isso, você tem sempre que postar assuntos interessantes.
Thaisa - Você responde a todas as solicitações?
Fábio – Não a todas. Mas respondo bastante.
Thaisa - Tem muito post que lhe incomoda?
Fábio – Não. Acho que o twitter é um espaço livre, sem regras, mas eu falo quase sempre sobre trabalho. Quando estou em Brasília não perco o foco do meu mandato. Às sextas falo de futebol, aos domingos de filmes. Você só tem que ter cuidado para não expor demais, principalmente a sua vida pessoal.
Thaisa – O twitter tem lhe ajudado, politicamente?
Fábio – É interessante como a gente consegue passar para as pessoas o que é o trabalho de um deputado. A maioria das pessoas não lê jornal impresso, mas muitas dessas pessoas estão no twitter, então terminam sabendo o que a gente está fazendo. E aí eu descobri que as pessoas têm interesse em saber o que um deputado faz. Essa proximidade é legal. Não vê William Bonner? Na bancada do Jornal Nacional é todo sério, mas no twitter ele mostra quem ele é, a pessoa que ele é. Então, nós políticos também somos gente, temos o lado pessoal. Acima da seriedade de William Bonner como apresentador, está uma pessoa que gosta de fazer brigadeiro, e que dá receita de brigadeiro no twitter.
Thaisa - Seus seguidores falam mais de sua vida política ou pessoal?
Fábio – Sobre os assuntos do dia. Mas olhe que um assunto QUENTE, no twitter dura apenas 15 minutos. É verdade, já li sobre isso. Então se nesses 15 minutos você conseguir participar de forma que seus seguidores correspondam, lhe retuítem, fica mais fácil aumentar sua rede.
Thaisa - Você já alcançou um objetivo se utilizando do twitter?
Fábio – Me aproximou muito de formadores de opinião. E isso foi bom, porque sempre respondo. Nunca me escondo. Só me dou o direito de não responder a uma questão pessoal, se não me sentir à vontade.
Thaisa – Você posta suas intervenções no twitter ou tem sempre um assessor falando por você?
Fábio – Sou eu que posto. Se dependesse de um assessor para twittar ele teria que estar ao meu lado 24 horas por dia. Para mostrar que eu uso o meu twitter, vou contar duas histórias:
Uma aconteceu em Assu, quando fui abordado por uma pessoa e na mesma hora que conheci – já conhecia pelo twitter – que era Samuel Nário Júnior, blogueiro da cidade. Aconteceu o mesmo em Caicó, onde eu conheci Eromar Zito.
Thaisa - Qual o equipamento que você usa?
Fábio – O BlackBerry. Um modelo novo, o Bold 9.700 3G. O que o mouse é igual ao do lap-top, não tem mais a bolinha.
Thaisa – Cite dois blogueiros que você admira: um no cenário nacional e outro no cenário potiguar.
Fábio – Nacional...Pedro Tourinho. É um publicitário, com mais de 20 mil seguidores, que fala umas coisas bacanas e eu comecei a seguir. Admiro Tourinho no Twitter.
Thaisa – E no plano local?
Fábio – Fica difícil...mas há 15 dias elogiei a atuação de Thalita Moema e Cezar Alves, de Mossoró. Também gosto muito de Carlos Von. Não o conheço pessoalmente, mas ele tem umas opiniões bacanas.