19/11/2009
Josoniel Fonseca: atual gestão só construiu um estacionamento
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Candidato pela Chapa 3, o advogado Josoniel Fonseca se diz a favor do diploma de jornalista, critica a falta de prestação de contas da atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil no RN, e diz que a única realização foi a construção de um estacionamento.
Eis a entrevista com o candidato Josoniel Fonseca:
Thaisa Galvão - Na sua visão, qual a principal missão institucional da OAB/RN?
Josoniel Fonseca - Não só defender as prerrogativas, mas também defender a legalidade e a transparência. Hoje não existe na atual gestão. Não podemos mais aceitar a ausência de prestação de contas. Nenhum advogado sabe como estão sendo gastas as nossas anuidades. Temos que mudar isto, daí insistir na urgência de transparência! Por exemplo: os advogados não sabem a razão da Caixa de Assistência haver sido vendida, bem como em que condições ela foi vendida e porque hoje se tem uma enxurrada de ações judiciais que podem comprometer o orçamento de mais de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) baseado nas anuidades dos advogados. É preciso que isto seja explicado pelo candidato da situação.
Thaisa - O que você pensa sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista?
Josoniel - Considero a discussão fundamental para o melhoramento da qualidade dos profissionais da imprensa e, por conseqüência, o fortalecimento da liberdade de expressão. Tem-se que exigir o diploma, haja vista o fato de que a profissão de jornalista depende de conhecimentos técnicos e específicos. O jornalista está ligado ao conhecimento humano e para existir um equilíbrio na narrativa da verdade é preciso domínio das técnicas jornalísticas.
Thaisa - Na sua opinião o que o futuro presidente pode fazer pela OAB?
Josoniel - O próximo presidente terá muito o que fazer. A atual gestão é apática, sem a expressão que a OAB merece ter. Eu pergunto: o que foi que a atual gestão fez, senão um estacionamento? É muito pouco, convenhamos. Precisamos mudar muito, a começar pela transparência na arrecadação das anuidades e na forma dos gastos. Transparência deve ser a marca principal da próxima gestão. O orçamento tem que ser elaborado ouvindo todos os advogados para que eles digam onde e como gastar. Precisamos dar assistência ao jovem advogado e essa será a principal bandeira na nossa gestão que começará em 2010: com cursos preparatórios, escritórios modelos, linhas de financiamento e a redução da anuidade em 30%, sobretudo, para quem ora está ingressando na OAB.
Thaisa - Opine sobre o papel do advogado como agente transformador da sociedade.
Josoniel - Conforme a Constituição, o advogado, em seu ministério privado, presta serviço público e exerce função social. Em assim sendo, compete a ele a luta sem trégua contra a corrupção, a impunidade, a tirania, a violência, na construção da consciência de cidadania na sociedade brasileira. Assim sendo, ele é um agente transformador da sociedade que deve obedecer a legalidade a partir das regras da própria Instituição. O presidente da OAB tem que dar exemplo de obediência ao princípio da legalidade.