01/11/2009
Especialista em internet afirma que político sem internet vai engolir mosca em 2010
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Os políticos sabem...os e-leitores também.
Como as campanhas eleitorais estão cada vez mais próximas da internet, e no próximo ano a presença na rede mundial de computadores será muito mais forte, o empresário-publicitário Flávio Salles, dono da Maxmeio, que desenvolveu este Blog, dá a dica:
“O candidato que não usar a internet na própria eleição vai perder muito”.
A entrevista de Flávio foi concedida ao jornalista Pinto Júnior, na TV União...
Que falou de campanhas...e da história da Maxmeio...empresa escolhida por candidatos e candidatos para desenvolver a página da campanha.
E o Blog reproduz alguns trechos da entrevista:
TV União - Como surgiu a idéia de fundar a Maxmeio?
Flávio Sales: Antes eu quero falar de internet para o Rio Grande do Norte. Tudo começou em 1995, quando se instalou o primeiro provedor de internet no estado, do grupo Alves, uma idéia do finado Aluízio Alves. Eu fui trabalhar nesse provedor, então são 14 anos no mercado. Em 2 de janeiro de 1995 esse provedor passou a ser ‘Zas’ e depois ‘Terra’. E o grupo vendeu o provedor. Então, por experiência em provedor, eu comecei a mexer no ramo publicitário. Sou publicitário de formação e até 2004 eu trabalhei na Cabugi.com, que era um portal do grupo, que foi o primeiro grande portal de notícias do Rio Grande do Norte, por incrível que pareça, nos anos 90 ainda, quando empregava 28 jornalistas, o que não existe hoje, em nenhum portal do estado. Foi um case de mercado muito forte porque, na época, em Natal, só existia a internet discada e mesmo assim até hoje ninguém bateu a audiência que o Cabugi.com teve.
TV - Por que acabou a experiência do Cabugi.com?
FS: O grupo passou por um problema interno, foi quando parte da Cabugi foi vendida e o grupo que comprou não quis saber de internet na época.
TV - O que lhe levou a fundar a Maxmeio?
FS: Além de já vir de um mercado de publicidade eletrônica, também já trabalhava com desenvolvimento de sites na internet e existia a Maxmeio desde 2000, que era do meu antigo sócio César Ferrari, que era o diretor de criação. Em 2004, por ter saído da Cabugi, me associei a ele com uma nova visão de mercado, porque internet é tecnologia, mas também é publicidade. Pensar muito em qualidade fez a Maxmeio crescer. Hoje, além de a gente ter os maiores clientes da cidade, as outras empresas que servem a cidade têm dentro dos seus funcionários dois ou três que passaram pela Maxmeio, então também estamos formando o mercado.
TV - Quais são os principais clientes da Maxmeio?
FS: Todos os shoppings de Natal são clientes nossos, os planos de saúde são clientes nossos, temos a Botton, a Tolli, estamos com torno de 150 clientes.
TV - Os políticos têm aderido à onda do blog, à onda do Twitter, não é?
FS: É uma verdadeira febre. Com essa reformulação da lei eleitoral, o candidato que não usar a internet na própria eleição vai perder muito. A Maxmeio está sendo inovadora. Nós fomos a primeira empresa a desenvolver uma campanha, que foi a da prefeita Micarla de Sousa. Então a gente foi contratado da mesma forma que ela contratou a equipe de marketing, assessoria de imprensa. Com esse portal da campanha a gente chegou a ganhar prêmio, com uma audiência fantástica, o que deu um retorno grande. Para o próximo ano, para você ter uma idéia, a gente tem praticamente todos os deputados estaduais e federais como clientes nossos, que já estão se preparando para a próxima campanha. Hoje o portal da Prefeitura de Natal é cuidado pela Maxmeio, como também as de algumas cidades do interior, que hoje tem por obrigação prestar contas dela, e o portal é uma ferramenta muita simples e barata para divulgar a gestão de cada prefeito.
TV - Os prefeitos estão conscientes dessa necessidade?
FS: A maioria não. Ainda tem muita prefeitura voltada muito para o assistencialismo, esquecendo que é melhor ele investir numa tecnologia, porque vai qualificar o cidadão daquele município. Hoje, uma empresa como a Maxmeio cuida de empresas São Paulo, do Rio de Janeiro, independente de onde ela está. E o jovem que está ai no mercado tem que ser treinado numa profissão dessas, que tem uma rentabilidade financeira muito alta.
TV - O que de novidade traz o Twitter?
FS: Para entendermos melhor, o Orkut é uma página pessoal, e quem for inteligente só se relaciona com pessoas conhecidas. Já o Twitter é uma agenda eletrônica, tem até limitações de caracteres. Tem muita gente que acha que é uma página pessoal, mas o Twitter foi criado como se fosse uma agenda, o que vai ser muito utilizada na campanha eleitoral, porque o eleitor vai poder acompanhar o candidato, que vai estar alimentando sua agenda.
TV - Alguns já estão trabalhando nisso.
FS: Vários.
TV - Mesmo negando que já estão em campanha.
FS: A internet está sendo uma campanha antecipada. Quem sair na frente é quem vai chegar na vitória, porque o bom da internet é que você pode criar sua comunidade, onde você pode divulgar suas ações de campanha.
TV - A internet teve uma grande importância na campanha de Obama, nos Estados Unidos. Você acha que nas eleições de 2010 no Brasil, isso vai acontecer?
FS: Falando da campanha de Obama, já existe um candidato a presidente no Brasil que contratou a mesma empresa, que veio ao Brasil e está responsável por essa campanha. Eu acho que a campanha em 2010 vai ser toda voltada a Web, porque é uma ferramenta 24h no ar, e o político que for inteligente, vai ter que abrir espaço para que o cidadão planeje seu futuro, dando dicas de como vai ser o governo dele, onde ele deve investir, exatamente o que Obama fez nos Estados Unidos. Isso é importante para o político começar a se conscientizar a partir de agora.
TV - Isso pode provocar o barateamento das campanhas?
FS: Nesse primeiro momento ainda não, pela cultura do país. Mas a tendência é que isso mude. A Grande Natal, para que você tenha uma idéia já tem em torno de meio milhão de usuários de internet. Isso são pessoas que usam a internet em casa, no trabalho, ou usam a internet na lan house. Então essa já é uma população muito forte para uma campanha política. E os municípios pequenos do Rio Grande do Norte, no mínimo, tem uma lan house cada. E se você colocar que, pelas estatísticas, a tendência na própria eleição pra presidência vai ser toda trabalhada via web, isso muda. Esse candidato que falei a pouco já tem um contrato com a empresa que trabalhou para Obama. E uma empresa de marketing na Web custa 20% de uma empresa de marketing normal.
TV - Qual a meta da Maxmeio para o ano de 2010?
FS: 2010 teremos uma sede própria. Depois de cinco anos vamos inaugurar a sede própria, provavelmente esse ano ainda e vamos montar vários projetos paralelos, como grandes portais de conteúdos, é isso que gera público na internet, o que é muito bom pra Maxmeio e a partir de fevereiro ou março a gente já vai ter uma equipe montada, direcionada para trabalhar na campanha.