04/10/2009
Governo revela nome do PM envolvido em confusão e anuncia exclusão dele do BOPE
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Secretário de Comunicação do governo, o jornalista Rubens Lemos acaba de informar.
Ao tomar conhecimento do envolvimento de um policial do BOPE em uma confusão em Brasília, como divulgou hoje o telejornal DF TV e o Blog reproduziu a notícia, o comando da PM decidiu.
O policial, Soldado Leite, será removido de Brasília para Natal, e automaticamente excluído do BOPE – Batalhão de Policiamento Especial.
Vai responder a IPM – Inquérito Policial Militar...
Correndo o risco, inclusive, de ser expulso dos quadros da PM.
Segundo Rubinho, dos 300 homens da Polícia que o governo já enviou para treinamento na Força Nacional, este foi o primeiro caso negativo.
“O Rio Grande do Norte é exemplo, e a atitude dele pode prejudicar o Estado em outras situações. Os bons policias que estão servindo em áreas de risco como o Rio de janeiro, Vitória e Campo Grande, não podem pagar por fatos como este. A divulgação do nome deste policial é fundamental para que toda a corporação não pague pelo ato”.
*
Leia texto de mais uma reportagem sobre o caso, veiculada agora à noite na Globo/Brasília, no telejornal DF TV Segunda Edição.
SOLDADO DO RN VAI RESPONDER A PROCESSO ADMINISTRATIVO E JUDICIAL
O Ministério da Justiça informou que o policial não vai mais fazer o treinamento da Força Nacional de Segurança - que começa na próxima semana. “A classificação é de uma falta grave. Então, as medidas administrativas que ele terá vai ser a desmobilização e o retorno para o Estado de origem”, afirma o comandante do Batalhão Escola da Força Nacional de Segurança Major Seabra.
O soldado, integrante do Bope de Natal, estava no Batalhão da PM, no Gama. Sempre teve boa conduta, segundo a Polícia Militar do Rio Grande do Norte. O policial ficaria em Brasília por um ano. Mas na madrugada deste sábado, dia 3, se envolveu em uma briga em uma boate no Setor Central do Gama - de onde foi retirado pelos seguranças. A polícia foi chamada e a confusão ficou pior.
Ao ser detido, o policial agrediu uma PM e ainda danificou uma viatura. Ele foi levado para a 14ª Delegacia de Polícia, onde prestou depoimento. Em seguida, foi levado para o Instituto de Medicina Legal.
No IML, o PM e a policial, que teve uma luxação no tornozelo direito, fizeram exames. Ela foi para casa. Ele foi liberado, mas vai responder a um procedimento administrativo na PM do Rio Grande do Norte e outro judicial.
“Ele foi autuado pelo desacato, resistência, dano e lesão corporal. Aparentava sinais de embriaguez e reagiu, por isso foi autuado pela resistência”, explica o delegado Gustavo Augusto Araújo.
O policial assinou um termo se comprometendo a comparecer à Justiça. A viatura quebrada foi para o conserto e vai ficar temporariamente fora das ruas. O que agrava ainda mais a situação do policiamento no Gama.
Nessa sexta-feira, dia 2, o DFTV mostrou que os policiais doam peças para ajudar na manutenção dos carros. Agora são 12 viaturas fazendo o patrulhamento da cidade.
Para conferir a reportagem é só acessar:
http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1328650-10040,00-SOLDADO+DO+RN+VAI+RESPONDER+A+PROCESSO+ADMINISTRATIVO+E+JUDICIAL.html