21/09/2009
Erick Pereira anuncia: não é candidato e apoia o advogado Josoniel Fonseca
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Tido até agora como candidato a presidente da OAB, o advogado Erick Pereira envia carta aos colegas de profissão...
E o Blog publica em primeira mão.
No texto abaixo, ele se diz contra o instituto da reeleição, daí preferir não participar diretamente do processo, e declara apoio ao candidato Josoniel Fonseca.
Eis:
CARTA AOS ADVOGADOS e ADVOGADAS
Aos pacientes colegas que se dispuserem à leitura das presentes considerações, eis uma modesta contribuição que visa dar a conhecer ou ressaltar algumas das qualidades intrínsecas do advogado e candidato à presidência da OAB-RN, Josoniel Fonseca, já que não disputarei a eleição para presidente este ano.
Mais que uma moção de apoio à sua candidatura, e um pedido expresso de voto, é um testemunho com a simplicidade própria da autenticidade, pois fácil é falar de um homem cuja missão se deixa entrever por uma história de vida límpida e linear, e cujo principal projeto, na presidência da instituição, será servir ao advogado norte-rio-grandense.
O instituto da reeleição é prejudicial à Democracia, traz consigo o continuísmo, ofende a alternância salutar de forças e impede que outros colegas também dêem sua contribuição à Instituição.
É por isso que vejo em Josoniel Fonseca a possibilidade de renovação, com serenidade e compromisso, em prol de uma OAB mais atuante, presente e voltada para os verdadeiros interesses dos advogados.
Espírito retilíneo, a agregar a proficiência e magnitude de projetos e atividades inerentes à militância profissional, ao magistério do Direito e às atribuições de pai de família harmoniosa, Josoniel é, sobretudo, homem de caráter íntegro, a praticar a firmeza moral e a harmonizar ânimos e conflitos, a dispensar louvações e vanglorias, a conciliar espíritos, a postar-se com lealdade, cortesia e firmeza face aos compromissos pessoais e profissionais.
No magistério, imbui-se da humildade e sabedoria dos bons mestres, daqueles que conseguem evoluir e abrir perspectivas ao se deixarem ultrapassar pelos discípulos.
É reserva moral decantada ao longo de experiências e tempo de vida, que embora de braços abertos para a inevitabilidade dos cabelos brancos e dos desenganos próprios das árduas trajetórias, refuta o niilismo, o ceticismo e a indiferença quanto aos ideais, qualidade dos espíritos jovens.
Nosso candidato, apesar da apatia destes três últimos anos, permanece crédulo e fiel aos projetos e ideais de construção de uma OAB mais eficaz e soberana, harmoniosa e agregadora de perfis e posturas tão diversas e antagônicas.
Enorme e complexo desafio, aflitivo compromisso que desafia poderes e submete à prova, o caráter e o rol de competências dos envolvidos.
Projeto que se concebe como um exercício ético suprapartidário e de combate aos fatores de exclusão, em defesa das nossas prerrogativas profissionais e de cidadania frequentemente aviltadas.
Missão que ora está a moldar o seu desiderato mediante a agregação de militantes expressivos dos mais variados sistemas de idéias, valores e crenças, na expectativa que verdadeiras mudanças emirjam de acordos calcados nos frutos maduros do diálogo.
Por tais razões, peço o seu voto para Josoniel Fonseca.
Saudações,
Erick Wilson Pereira
[email protected]