06/09/2009
A notícia cheia de erros sobre a descoberta de um poço gigante de petróleo no México..ops..nos EUA
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Enviado pelo secretário estadual de Energia, Jean`Paul Prates...com comentários do amigo Homero Ventura, da Petrobras no Rio de Janeiro...
Criticando manchete do UOL Online publicada hoje na internet.
Eis:
O UOL fez uma manchete enormemente equivocada para a notícia de uma descoberta que a Petrobras e sócios fizeram nos EUA.
Comento para que vejamos como se pode escrever, numa frase, mais de 4 erros técnicos ou setoriais...
Um bom exemplo para as escolas de jornalismo usarem como "case".
BRITÂNICOS ACHAM POÇO GIGANTE DE PETRÓLEO EM ÁREA DA PETROBRAS NO MÉXICO
A manchete sobre a descoberta "da Petrobras" no Golfo do México veiculada no UOL on line tem erros imperdoáveis a uma página de notícias respeitável.
A saber:
1. Não foram "os britânicos" quem "descobriram" seja lá o que for, mas sim um consórcio de três companhias de petróleo (conhecido como "Joint Venture") operado por uma delas, a britânica BP. Aliás, há muito que a razão social da BP não é mais British Petroleum, como consta do corpo da mensagem, mas sim apenas BP, como está na nota da Petrobras.
2. Não se "acha poço de petróleo". Poço é uma perfuração que se faz para investigar o fundo da terra; um poço se perfura, e ele pode ou não encontrar petróleo, que, se tiver volume suficiente, pode vir a se constituir em um campo de petróleo que, este sim, pode ser de pequeno ou grande porte, ou mesmo gigante, como parece ser o caso da descoberta.
3. Não se trata de "área da Petrobras". A empresa não é proprietária de coisa nenhuma, mas sim, a Petrobras tem, juntamente com as empresas BP e Conoco Phillips, uma concessão do governo americano que lhes dá o direito de fazer investigações exploratórias por 5, 8 ou 10 anos, pela qual pagam aluguel.
4. Não é porque o local onde foi feita a descoberta se chama Golfo do México, que ela foi realizada no México. Ela ocorreu nos Estados Unidos. O citado golfo tem realmente uma parte dele em águas do México, mas aquele país latino reserva a exploração de petróleo apenas à estatal mexicana, a PEMEX.
Sinceramente, a manchete apresentada chega a ser constrangedora.