30/07/2009
Substituto de Lina Vieira está sendo investigado pela própria Receita Federal
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Lendo aqui no blog do jornalista Sidney Rezende, um dos fundadores da Rádio CBN e apresentador do programa ‘Conta Corrente’, da Globonews: (www.sidneyrezende.com):
SUBSTITUTO DE LINA NA RECEITA FEDERAL É INVESTIGADO
Substituto de Lina Vieira do comando da Receita Federal, o secretário interino, Otacílio Cartaxo, também está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF). Este ano, o MPF reabriu o caso que, em 2006, colocou Cartaxo numa operação pente-fino realizada na própria Receita para localizar auditores com indícios de patrimônio incompatível com a renda.
O Ministério desconfia dos resultados da investigação da Corregedoria da Receita e o processo corre em segredo de Justiça. Auditores ligados ao movimento sindical tentam manter o secretário por mais tempo, embora o ministro da Fazenda Guido Mantega comente abertamente que deseja o atual presidente do INSS, Valdir Simão, no comando.
Cartaxo caiu na malha da Receita pela presença de grandes somas de dinheiro em casa e pelo volume de doações de dinheiro entre ele e sua família. Em suas declarações anuais de renda, o secretário afirmava guardar dinheiro vivo na residência pelo menos desde 2000. Eram sempre quantias de cerca de R$ 100 mil. O outro ponto que despertou suspeitas foi que o secretário recebeu ou doou somas expressivas, superiores ao salário total no ano.
Apesar de, na época, a Corregedoria da Receita ter feito uma auditoria, entendendo que a contabilidade pessoal de Cartaxo estava em ordem e ter arquivado o processo, o Ministério Público Federal achou que o trabalho teria sido superficial. Agora, a intenção do Ministério é refazer tudo e conferir se os processos arquivados não deveriam ter seguido adiante.
Blog no Twitter: www.twitter.com/thaisagalvao