01/07/2009
Livro lançado sexta-feira em Brasília mostra como o RN entrou para a história da aviação
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A Fundação Rampa lança sexta-feira, em Brasília, na casa do adido de Defesa da Embaixada da Itália no Brasil, Giuseppe Crispino, o livro “Os Cavaleiros dos Céus: A Saga do Voo de Ferrarin e Del Prete”.
Como parte da programação do lançamento, no domingo, 5, na praia de Touros (RN), haverá uma exposição de equipamentos das Forças Armadas.
Em terras potiguares, o livro será lançado no dia 14 de julho, ainda em local a ser definido.
O livro foi escrito pelos pesquisadores da FRAMPA, Frederico Nicolau e Rostand Medeiros, e conta a história de dois pilotos italianos, Arturo Ferrarin e Carlo Del Prete, que em 1927 realizaram vôo histórico entre Roma e Touros, a bordo da aeronave Savoia Marchetti “S.64”.
O texto se baseia em relatos históricos, tendo como base testemunhas do fato, fotos, reportagens e documentos de época.
A história relatada no livro começa na Itália comandada por um Benito Mussolini disposto a investir na quebra de recordes da aviação.
O que se concretiza no dia 3 de julho de 1927, quando os dois corajosos pilotos decolam de uma pista nos arredores de Roma, para enfrentar o perigoso Oceano Atlântico, numa aeronave sem condições de pouso na água e com apenas um motor, excluindo qualquer possibilidade de erro.
Após quase 48h de voo sem escala sobre o Atlântico, Del Prete e Ferrarin realizam a primeira ligação aérea entre a Europa e a América do Sul.
Após passar sobre Natal, uma aparente desorientação fez o S.64 pousar forçadamente na praia de Touros.
O ato, considerado heróico entre os italianos do fim da década de 20, colocou o Rio Grande do Norte nas páginas da história da aviação com a sua vantajosa posição geográfica, nos mapas daqueles que desenvolviam o então novo meio de transporte.
A pesquisa rendeu 180 páginas com 85 fotografias, quase todas inéditas.
E um detalhe importantíssimo para a pesquisa: na praia de Touros, foram identificadas e entrevistadas, algumas testemunhas oculares do pouso.
Que à época eram crianças e que hoje tem entre 80 e 90 anos...
Partes da nossa história que vão sendo resgatadas...
Arquivos que ilustram o livro Cônsul da Itália em Recife, Gino Romizi, o piloto Arturo Ferrarini, o governador Juvenal Lamartine, o piloto Carlo Del Prete e a cientista-ativista defensora do voto feminino no Brasil, Berta Lutz...durante jantar.
Resgate do pequeno avião na praia de Touros, lembrado ainda hoje por testemunhas oculares