03/05/2009
Ex-deputado Ney Lopes volta à Câmara para falar sobre Lei de Patentes
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Recém chegado da Alemanha, o ex-deputado federal Ney Lopes de Souza foi convidado, e aceitou...
E vai fazer uma palestra na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Industria e Comércio, da Câmara dos Deputados, na próxima quinta feira, às 09h30.
Ney Lopes vai falar sobre a atual Lei de Patentes do Brasil, cujo texto é de autoria dele, como relator no exercício do mandato de deputado federal.
“Abordarei que a garantia da patente é fundamental - inclusive para a descoberta da vacina contra a gripe suína”.
Segundo o ex-deputado, Cuba dispõe, por iniciativa de Fidel Castro, de uma rígida legislação de proteção sobre essa matéria, a fim de preservar os seus inventos fitoterápicos, e atualmente estão em teste no mundo, cerca de 80 novos medicamentos e vacinas para HIV e infecções em geral.
“Tudo isso se vincula a patente”, lembrou Ney Lopes, afirmando que o Brasil liberou as pesquisas de células tronco, e o desenvolvimento dependerá da garantia patentária.
“No Rio Grande do Norte, a iniciativa do professor Nicolelis está associada à garantia da propriedade intelectual. Na palestra da Câmara, citarei, inclusive, o sucesso do Instituto do professor Nicolelis, em Macaíba”.
Lopes diz que no Brasil, após a Lei de Patentes, os maiores beneficiários foram os laboratórios nacionais.
E que atualmente, aguardam registro no INPI, os seguintes laboratórios brasileiros: Biolab/Sanus; Libbs; Medley; Eurofarma; SEM; Biosintética; e Fiocruz.