29/10/2008
Lavoisier diz que sua carreira se encerra em janeiro que Márcia e Lauro serão seus sucessores
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Aos 80 anos de idade, o ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal e deputado estadual Laovisier Maia (PSB), será homenageado amanhã, com uma sessão solene, no plenário Clóvis Motta da Assembléia Legislativa.
Na ocasião, Lavô irá autografar o livro "Lavoisier Maia Sobrinho – Um homem de superações".
A homenagem a Lavoisier foi proposta pelos deputados Vivaldo Costa (PR) e Robinson Faria (PMN).
E é sobre o livro e sobre sua vida dedicada à política, que ele diz encerrar a carreira em janeiro de 2011, que Lavô fala ao Blog:
Thaisa Galvão - O que levou o senhor a escrever o livro?
Lavoisier Maia - Eu sempre quis escrever um livro sobre minha história, comecei no Senado com meu assessor de imprensa Itamar de Souza, que é o organizador desse livro.
Thaisa - As histórias começam a ser contadas a partir de quando?
Lavoisier - Minha infância. Ainda hoje tenho lembranças de quando não sabia nem falar. E é por onde justamente começo o livro, lembrando que não conheci minha mãe, que fui criado pela minha tia Lilian Maia, que me criou como filho junto com mais duas irmãs.
Thaisa - O que está registrado no livro que o senhor sente mais orgulho?
Lavoisier - Na verdade Thaisa, o que me dá mais orgulho é saber que, com 80 anos, eu tenho uma memória privilegiada, que pude escrever o livro inteiro e isso me dá orgulho. É bom saber que continuo como parlamentar atuando, fazendo discursos bons, como o ultimo que você repercutiu no seu blog. (sobre a crise financeira mundial)
Thaisa - O senhor foi governador, senador, deputado federal, é estadual...qual a passagem que mais marcou sua vida como político nesse período?
Lavoisier - Sem dúvidas, quando governador, foram muitas realizações. Mas a que mais marcou, com certeza, foi a enchente de 1981 em Campo Redondo e Santa Cruz. Thaisa, me lembro com se fosse hoje: já era noite e estava no Palácio quando o prefeito de Santa Cruz Idelbrando me liga. Neste momento falta energia no Palácio, e eu, sob luz de velas, continuei a conversa. Foi quando o prefeito me relatou a calamidade que lá estava com o rompimento do açude Mãe D´água. Esta noite não dormi. Na manhã seguinte fui bem cedo de helicóptero às duas cidades. Era assustador, parecia que tinham triturado a cidade. Como primeira providência, mandei alojar as famílias desabrigadas nas escolas, acionei a Marinha, o Exercito e a Aeronáutica, mandei providenciar barracas, alimentação, remédio, vacinas.. tanto que nenhuma pessoa adoeceu e nem faleceu. Tomadas essas providencias fui a Recife onde estava o presidente Figueiredo, expliquei que era um caso de calamidade e que era também responsabilidade da União. O presidente me disse que nada podia ser feito, pois não tinha dinheiro. Foi quando o ministro Mário Andreazza, que estava na sala, pediu ao presidente autonomia para resolver. O ministro veio a Campo Redondo e Santa Cruz e me disse: "Governador, já era para as obras terem começado ontem”. Foi aí que contratei 10 construtoras e determinei que em 90 dias cada uma tinha que entregar 100 casas, saneadas e com luz elétrica. E assim foi feito. O ministro inaugurou comigo as 100 casas de Campo Redondo e as 900 de Santa Cruz. Vale lembrar que até hoje as únicas casas saneadas em Santa Cruz foram as que eu fiz.
Thaisa - 2010 vem aí: o senhor é candidato à reeleição?
Lavoisier - Não. Termino o meu mandato em janeiro de 2011, sabendo que muito fiz pelo povo do Rio Grande do Norte.
Thaisa - Além da deputada Márcia Maia, o senhor tem trabalhado o nome do filho Lauro Maia. Há espaço para os dois? E qual o projeto de cada um?
Lavoisier - Há. Na ultima campanha fui candidato a deputado estadual e Márcia também, e fomos eleitos. Sei que Lauro será candidato a deputado estadual. Márcia, já falam que será candidata a federal, mas ainda não conversamos sobre o assunto. Mas sei que terei dois sucessores na política que muito me orgulho: Lauro e Márcia Maia.
Thaisa - Lavoisier Maia é um homem realizado?
Lavoisier - Sou. Aos 80 anos em plena atividade, completamente lúcido, exercendo um mandato de deputado com realizações, amado pela minha esposa Teresinha, por meus filho, pelos meus netos e pelos amigos, que graças a Deus são muitos. Sou sim um homem realizado.
Thaisa - O que falta na vida da Lavô?
Lavoisier - Thaisa, apenas continuar vivendo feliz. Casei com minha esposa Teresinha Gomes Pereira Maia, uma boa companheira, excelente dona de casa, articuladora política... Enfim, só peço a Deus que eu continue vivendo feliz.