23/10/2008
Rogério aponta Educação de Natal como sendo "a pior entre todas as capitais do Brasil"
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O deputado Rogério Marinho afirma que os dados levantados por ele como primeiro vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, mostram, em primeiro lugar, que nenhuma capital no Brasil conseguiu auferir um desempenho médio, em Leitura, na 4ª série do ensino fundamental, considerado mínimo que seria de 200 pontos.
“Todas as capitais do país apresentaram um desempenho ruim de leitura. São estudantes que, em média, lêem mal, não conseguem entender o texto, e muitos apresentam dificuldades de alfabetização. E outros ainda são analfabetos. Este é o retrato claro e cruel de uma realidade implacável. Temos um dos piores sistemas educacionais do planeta, destacando-se a rede municipal de Educação de Natal como tendo o pior ensino entre todas as capitais do Brasil”, declarou Rogério Marinho.
“São apenas 155 pontos na escala da Prova Brasil, auferidos em 2007. Uma situação que pede por mudanças essenciais no sistema educacional de Natal. Precisamos avançar e romper este obstáculo ao progresso que é a situação de calamidade a que chegamos em Natal no setor de Educação Básica. Não estamos distribuindo as oportunidades de competição para as pessoas. É preciso transformar o ensino básico na capital do Rio Grande do Norte. Para tanto, é preciso admitir que os problemas de qualidade sejam os mais graves e mais complexos, e como eles levam mais tempo para mudar, deverão ser atacados em primeiro lugar”, declarou Rogério ao Blog, finalizando sua avaliação com uma pergunta:
“Como a nossa sociedade explica a média de 155 pontos no Prova Brasil, tendo o pior resultado entre todas as capitais brasileiras? E por que não vamos às ruas protestar e se indignar? A próxima administração tem um gigantesco desafio pela frente, o desafio que é de todos nós”, encerrou Rogério Marinho.