30/07/2008
Jean-Paul Prates critica criação de nova estatal de petróleo em entrevista ao Jornal da Globo
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O novo secretário de Energia e Assuntos Internacionais do RN, Jean-Paul Prates, foi entrevistado agora à noite, no Rio de Janeiro, pela repórter Sandra Passarinho.
Para uma reportagem que será exibida ainda hoje, no Jornal da Globo.
Onde Prates fala, como analista, sobre as possibilidades de mudança no modelo regulatório do petróleo no Brasil em função das descobertas do pré-sal na Bacia de Santos.
Jean-Paul Prates discorda da proposta de criação de uma nova estatal do petróleo para administrar as novas reservas e propõe a continuidade do atual regime regulatório de concessões e royalties, que beneficia estados e municípios e o governo federal, e também a formação de um fundo soberano ou empresa de investimentos dedicada a projetos sociais e ambientais para as gerações futuras.
*
Desde a descoberta do pré-sal na Bacia de Santos, Brasília vive uma queda de braço por espaço político e poder no setor.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), que está sendo esperado em Natal na próxima segunda-feira, para um evento da Fiern, entrou em rota de colisão direta com outros integrantes do governo federal por causa de sua polêmica proposta de adoção de um regime em que o Estado Brasileiro receberia sua parte em petróleo, justificando assim a criação de uma nova estatal para comercializá-lo.
A idéia é oposta ao que vem discutindo o grupo de influência da ministra Dilma Rousseff e do presidente da Petrobras Sergio Gabrielli..
Que chegou a rebater a proposta, fazendo com que o ministro baixasse o tom esta semana.