14/07/2008
Convite a Jean-Paul Prates foi feito por Wilma na manhã de hoje
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O consultor em recursos naturais e energia, Jean-Paul Prates, foi convidado formalmente hoje de manhã, pela governadora Wilma de Faria, para ocupar uma renovada versão da atual Secretaria Extraordinária de Energia do Estado.
A secretaria passa a ser denominada Secretaria Extraordinária de Energia e Relações Internacionais e fará acompanhamento e apoio às atividades relativas
à cadeia produtiva e comercial de recursos energéticos (petróleo, gás natural, biocombustíveis, carvão, fontes renováveis).
Na linha internacional, coordenará projetos estruturais multi-setoriais de importância estratégica para o Estado, que tenham a participação organismos e investidores internacionais.
“A governadora deseja que implementemos um verdadeiro choque de logística no RN. Junto com a gestão energética, queremos assegurar que o Estado deixe de figurar como deficiente em estrutura portuária, aeroportuária, ferroviária e dutoviária, uma situação que se alastra há décadas e que começa agora a ser revertida. Há dinheiro disponível no mundo querendo investir em locais altamente promissores como o Rio Grande do Norte. Temos que saber filtrar bons investidores e bons projetos. Este é o mandato que tentarei desempenhar, com muita fidelidade e reconhecimento à governadora pela confiança em mim depositada”, declarou Jean-Paul Prates.
Jean-Paul tem prestado assessorias eventuais ao governo do Estado desde 2003, e se divide entre Natal e o Rio de Janeiro desde 1996.
Ele é diretor (agora licenciado) da maior consultoria de petróleo e gás brasileira, a Expetro, com mais de 120 consultores associados, atuantes em diversos segmentos desta indústria; foi consultor do governo federal na elaboração da Lei do Petróleo, na montagem da ANP e co-autor do contrato de concessão oficial brasileiro e do sistema de royalties que aumentou a participação de estados e cidades na receita advinda da exploração petrolífera nacional em 1997-98; foi responsável pela atração e entrada de mais de uma centena de empresas operadoras, fornecedoras, prestadoras de serviços, fundos de investimento e entidades multilaterais no Brasil a partir da abertura do setor (1998-2007).
Ele é mestre em Gestão Pública da Energia e do Meio Ambiente pela Universidade da Pensilvânia e Mestre em Economia pelo Instituto Francês do Petróleo, Jean-Paul Prates também é editor da edição latino-americana da revista Oil & Gas Journal, colunista do Globo Online e comentarista Globo News sobre assuntos de energia.