09/07/2008
Senado adia para depois do recesso votação do projeto que torna inelegível candidato com ficha suja
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Embora favorável a levar para plenário ainda esta semana, o projeto que torna inelegíveis candidatos com "ficha suja" na Justiça, o presidente do Senado, Garibaldi Filho, decidiu adiar a votação.
Que agora só será votada depois do recesso, no mês de agosto.
Apesar da matéria ter sido aprovada ontem pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, os líderes partidários decidiram adiar a votação do texto no plenário da Casa diante da falta de consenso sobre a matéria.
Parte dos senadores é contra o projeto por discordar da inelegibilidade para candidatos condenados apenas em primeira instância.
Eles temem que candidatos sejam proibidos de disputar as eleições mesmo com o direito de recorrerem, na Justiça, à decisão tomada em primeira instância.
"Eu acho perigoso que uma instância só seja suficiente. Precisamos de pelo menos uma decisão em duas instâncias para consolidar a inelegibilidade para não cometermos nenhuma injustiça", disse o senador Renato Casagrande (PSB-ES).
"É uma matéria polêmica, é um debate que não acaba nunca. Entra em discussão, demora muito tempo. Mesmo se passar por aqui, não entra na Câmara", disse o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), optando pela votação depois do recesso.
*
Mesmo se tivesse sido votado ontem, o projeto não entraria em vigor para as eleições deste ano.