10/11/2007
Sandra Rosado fará homenagem a Celina Guimarães, primeira mulher a votar no Brasil
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Uma sessão solene marcada para o dia 19, na Câmara Federal, vai lembrar os 80 anos do primeiro voto feminino no Brasil.
A sessão foi requerida pela deputada federal Sandra Rosado, que quer homenagear a mossoroense Celina Guimarães Viana, que marcou a história política da América Latina como a primeira eleitora inscrita no Brasil.
Foi no dia 25 de novembro de 1927 que Celina marcou a luta mundial dos movimentos feministas ao depositar na urna o seu voto.
O primeiro voto feminino só foi possível graças à regulamentação do Serviço Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte, quando o então governador, José Augusto Bezerra de Medeiros, sancionou a Lei n° 660 de 25 de outubro de 1927, que estabelece não mais haver distinção de sexo para o exercício eleitoral.
Celina, que era professora e juíza de futebol, foi uma mulher ativa e à frente de sua época.
“Esse marco deve ser enaltecido pela Câmara dos Deputados. Graças ao pioneirismo de Celina Guimarães, hoje a política, pode sim, ser exercida por mulheres, por mais que a participação ainda seja muito pequena”, disse a deputada Sandra.
A sessão solene vai começar às 10h no Plenário Ulysses Guimarães.